Estudar a noite para concursos: o que você precisa saber agora mesmo

Você tem o hábito de estudar a noite para concursos públicos?

Muitos concurseiros gostam de estudar a noite, pois acham o clima e o silêncio mais agradáveis. Já outros só tem este turno para estudar para concursos, pois a manhã e a tarde são preenchidas com o trabalho.

No entanto, o sono não pode ser prejudicado, pois é fundamental para a sedimentação do aprendizado e da memorização. Neste artigo, vamos mostrar o que você precisa saber sobre estudar a noite para concursos.

E mais, como você pode estudar a noite com bom aproveitamento, sem comprometer o descanso merecido e necessário.

Estudar a noite para concursos não é ruim, mas é preciso ter cuidado

Vamos começar eliminando a ideia que muitas pessoas ainda têm sobre estudar a noite para concursos. Que é a de que estudar a noite automaticamente prejudica a capacidade de um estudante aprender e memorizar as matérias.

Essa ideia não é real, e é possível ter tanto ou até mais rendimento nos estudos a noite do que durante o dia. O que importa mesmo é o estudante estar disposto e ser capaz de se concentrar nos conteúdos que está estudando.

E claro, se ele tem uma boa estratégia de preparação, com um plano de estudos bem elaborado por exemplo. Em condições assim, o estudo a noite pode render tanto ou até mais para o concursando que estudar durante o dia.

Assim, se você já tem o costume de estudar durante a noite, seja por preferência ou necessidade, fique calmo. Seu aproveitamento nos estudos não tem relação direta.

No entanto, estudar a noite para concursos pode prejudicar o rendimento do estudante na sua preparação. E nas próximas linhas você vai entender em que circunstâncias e de que forma estudar a noite pode ser ruim.

Entenda porque estudar a noite pode prejudicar seu rendimento

O hábito de estudar durante a noite só pode ser prejudicial ao aprendizado do concurseiro em duas situações. A primeira é a de ele tentar estudar muito cansado, e a segunda é quando se priva do sono para estudar.

Estudar a noite cansado

Primeiramente, tentar estudar cansado é praticamente desistir de ter qualquer aproveitamento real do estudo. Pois o cansaço faz com que a capacidade de concentração seja comprometida.

Você simplesmente estuda, estuda e estuda mais um pouquinho, mas o seu cansaço impede que aprenda o conteúdo. Por isso, é importante descansar, pelo menos um pouco, antes de estudar a noite para concursos.

Estudar em privação de sono

A outra situação onde o estudo a noite pode comprometer o aprendizado do estudante é quando ele se priva do sono.

Infelizmente, muitos estudantes noturnos costumam “forçar a barra” e lutam contra o sono para se manterem estudando. Não é incomum, inclusive, que muitos estudantes chegam a passar a noite em claro para estudar mais tempo.

Eles acham que com isso conseguem cobrir mais conteúdo do edital, e assim aprender mais sobre as matérias para o concurso. Porém, o resultado é totalmente o oposto.

A privação do sono pode levar o cérebro a parar de produzir novos neurônios. E com essa paralisação, a capacidade de aprender e de memorizar informações fica comprometida.

A memorização ocorre no hipocampo do cérebro de uma pessoa. E essa área é muito afetada negativamente pela privação do sono.

Além disso, deixar de dormir impossibilita a entrada na fase de sono profundo, que é essencial para sedimentar informações na memória de longo prazo.

Ou seja, deixar de dormir faz com que o tempo gasto forçando-se a estudar seja praticamente inútil.

Como estudar bem a noite e ter um bom aproveitamento

Você acabou de saber que não tem problema estudar durante a noite, desde que não deixe de dormir bem ou estude cansado. Agora, é preciso saber como estudar a noite para concursos do jeito certo.

Abaixo, confira algumas dicas para te ajudar a estudar a noite e ter um bom aproveitamento.

Planeje períodos de estudo e tenha um horário saudável

A primeira coisa ao estudar a noite para concursos é definir um horário fixo e períodos saudáveis.

O ideal é que o concursando estude até as 22 horas da noite, no máximo às 23 para não comprometer o tempo de sono. Independente do tempo disponível, é importante definir períodos para cada matéria ou assunto, fazer um cronograma de estudos é o ideal.

Junto a um cronograma, onde ele distribuía as matérias conforme tempo disponível, o concursando deve aliar o controle de tempo aos estudos. Por exemplo, ele pode empregar técnicas e ferramentas como o Pomodoro para controlar melhor o tempo.

Afaste a fadiga e sonolência com chiclete

Muitos concursandos tem o hábito de, ao estudar a noite, tomar café ou bebidas energéticas. O objetivo disso é afastar a fadiga mental ou ainda a sonolência que vem antes do fim do período de estudos.

Embora uma xícara de café realmente ajude a espantar a sonolência, não é recomendado que o estudante tome a bebida a noite. Pois a cafeína é um estimulante poderoso, que pode desencadear a insônia. O que não é bom pois vai comprometer o sono depois de terminar os estudos.

Uma alternativa saudável para afastar essa sonolência é mascar chiclete enquanto estuda.

Pode parecer bobeira, mas um estudo da Universidade de St. Lawrence comprovou a eficácia disso. Psicólogos da universidade analisaram 159 estudantes e descobriram que o ato de mascar chicletes melhora o desempenho nos estudos.

Estude em ambiente iluminado

Por fim, ao estudar a noite para concursos o concursando deve priorizar o estudo em ambiente bem iluminado.

A claridade ajuda o cérebro a manter-se em estado de alerta, afastando a sonolência. Também ajuda o estudante a melhorar a sua capacidade de concentração no estudo dos conteúdos.

Agora, é importante tomar cuidado para não exagerar na iluminação do ambiente, afastando o sono de vez.

Gostou desse conteúdo e quer aprender mais sobre dicas, técnicas e ferramentas para facilitar seus estudos e aumentar suas chances de aprovação em concursos?

Então assine nossa lista vip abaixo e receba conteúdo inédito e exclusivo na sua caixa de entrada.


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!