Pomodoro: porque usar essa técnica de produtividade nos estudos + 6 ferramentas

Você está se preparando para um concurso público e sente que a produtividade do seu estudo está baixa? Então você precisa conhecer e praticar a Técnica Pomodoro.

Essa importante técnica para aumento de produtividade e gestão de tempo em tarefas foi criada por Francesco Cirillo. Que na época de 1980, quando a criou, era um estudante universitário que queria melhorar seu desempenho.

Utilizada corretamente, o Pomodoro consegue entregar grandes resultados em estudantes que a praticam. Neste artigo, separamos algumas vantagens que esta técnica consegue gerar para estudantes de concursos.

Além disso, vamos te mostrar algumas ferramentas práticas para usar a técnica.

Melhor Gestão de Tempo: a vantagem fundamental do Pomodoro

A vantagem mais conhecida de se usar a Técnica Pomodoro é que ela melhora a gestão de tempo do usuário.

De modo geral, a técnica utiliza ciclos fechados de tempo de 25 minutos de trabalho (estudo) e 5 de descanso. E depois de cada 4 ciclos é feito um intervalo de descanso que varia de 10 até 30 minutos.

Isso faz com que a distribuição de tempo utilizada na realização da tarefa em mãos fique mais fácil. Ou seja, o estudante concursando consegue, em nosso caso, ter um melhor controle do tempo que usa para estudar.

Isso faz com que você consiga organizar melhor o número de matérias e conteúdos que vai estudar para o concurso.

Aumento do senso de urgência, que gera mais agilidade nos estudos

O ser humano tem um péssimo hábito natural que é o de procrastinar as tarefas que temos para fazer. Conforme, é claro, o tempo que temos disponível para realizar essa tarefa.

Quer um exemplo? Basta se lembrar dos tempos de escola fundamental e ensino médio. Quantas vezes um professor ou professora passou uma tarefa e você esperou até a última hora para fazer?

Quantas vezes você teve um prazo de uma semana para fazer um trabalho que podia fazer muito bem em um dia. E que, mesmo podendo se adiantar e entregar antes do prazo, deixou para fazer um dia antes da data de entrega?

Viu só, a gente tem esse costume de postergar as coisas, arrastar a realização de tarefas.

O mesmo acontece com os seus estudos para concursos. Existe uma tendência natural a arrastar eles.

Agora, experimente trabalhar com prazos limites curtos, como os períodos de ciclos de estudos que o Pomodoro estabelece. Você vai notar que, de algum jeito, passa a render mais nos estudos.

Não tem nada de mágica nisso, é apenas seu cérebro que, sob a pressão de um prazo menor, atua para você tenha mais produtividade.

Melhora da capacidade de foco e concentração

Esta vantagem da Técnica Pomodoro é decorrente da que falamos agora.

Quando nos encontramos numa situação de pressão, como um prazo curto para realizar uma tarefa, nosso cérebro trabalha melhor.

E para isso ele faz com que tenhamos um aumento na nossa capacidade de focar e se concentrar na tarefa atual. Ou seja, quando adicionamos uma pressão ao nosso estudo, como limite de tempo, nos forçamos a ter mais concentração e foco.

Esse aumento no foco e concentração é garantido também porque é mais fácil se concentrar durante períodos menores de tempo.

Imagine que você tem que focar seus olhos em um ponto específico, como uma bola por exemplo?

É mais fácil manter esse foco por 3 minutos sem parar, ou por 15?

A resposta é bem fácil, e é justamente por isso que o Pomodoro vai ajudar você a ter mais foco e concentração nos estudos.

Redução no stress

Muitos estudantes, e principalmente os concursandos, vivem estressados durante a preparação para as provas.

Uma das razões disso é que com tanto material para estudar, o concursando fica meio perdido e preocupado se será capaz de dar conta de tantos conteúdos.

Ele olha para todas as matérias que tem que aprender e já bate um desespero. Em sua mente, ele se pergunta se é capaz de dar conta com o tempo que tem para estudar.

A Técnica Pomodoro ajuda nesses casos porque ela divide as disciplinas e faz com que o estudante foque em uma matéria por vez. Assim, ele começa a enxergar de forma real que pode dar conta de estudar tudo, uma coisa por vez.

E com isso, o seu estresse cai e ele consegue render mais em todo o seu estudo. O que leva a última mas não menos importante vantagem do Pomodoro para o estudante de concurso.

Aumento da Produtividade nos estudos

Por fim, todas as vantagens que mostramos anteriormente apontam para o maior benefício da Técnica Pomodoro.

Que é o decorrente aumento de produtividade e rendimento nos estudos.

Por conta da divisão de tarefas uma a uma, em períodos de tempo pequenos, o estudante consegue fazer mais em menos tempo.

O uso de um timer, temporizador, também ajuda o estudante a ter mais foco por conta da pressão causada pelo tempo menor para realizar o estudo. Com isso, o foco e a concentração aumenta nas matérias e melhora seu aprendizado.

E assim, passa a conseguir render mais o seu tempo, assimilando conteúdo em uma velocidade que não sabia ser possível.

Agora você já conhece algumas das principais vantagens de usar o Pomodoro nos seus estudos.

Algumas ferramentas práticas para usar a Técnica Pomodoro

Para finalizar, não tem como usar o Pomodoro sem algo para marcar o tempo.

Antigamente, usava um relógio ou um temporizador, que não eram muito práticos. Pois você tinha que ficar mexendo nele e alternando os ciclos de 25 minutos de estudos e 5 de descanso.

Hoje, aplicativos para computadores e celulares já fazem essa tarefa de forma automática.

Alguns deles são:

Independente de usar um computador, tablet ou celular, algum desses aplicativos vai ser perfeito para você por o Pomodoro em prática.

Gostou desse conteúdo e deseja mais dicas para aumentar o seu rendimento nos estudos para concursos, então faça o seguinte.

Deixe uma sugestão de tema nos comentários, nossa equipe vai analisar todas elas e vamos trazer ainda mais conteúdo para ajudar você a passar no seu certame.