Cursinhos para concursos: entenda porque fazer eles

Você sabe quais as principais razões e vantagens para fazer cursinhos para concursos públicos?

Se preparar para um concurso público sozinho, estudando por conta própria, é muito difícil para a maioria das pessoas. Principalmente quando é a primeira vez que se vai prestar uma prova de concurso.

Treinamentos e cursos especialmente voltados para preparar concursandos para seus certames são uma ótima opção nestes casos. Pois eles conseguem ajudar o estudante a aprender mais e potencializam suas chances de aprovação.

Neste artigo, vamos mostrar algumas das maiores vantagens e benefícios desses treinamentos. Então, presta atenção para entender por que você deve fazer um ou mais cursinhos para concursos.

Cursinhos para concursos garantem o suporte e ensino direto dos professores

Sem dúvida uma das principais vantagens de fazer cursinhos para concursos é o suporte e contato direto com os professores.

Especialmente em cursinhos preparatórios presenciais, o concursando tem acesso ao professor em tempo real. O que permite uma aprendizagem que não depende apenas de seus próprios avanços.

Durante as aulas, e mesmo depois delas em comunidades digitais (que muitos cursinhos já oferecem), o estudante pode tirar dúvidas com os professores. Por exemplo, pode pedir para que ele explique um assunto mais complexo novamente durante a aula.

Ou ainda, o concursando pode obter ajuda e explicações diretas sobre muitos pontos importantes dos conteúdos.

Agora, o ponto mais importante dos cursinhos em relação ao acesso aos professores é que a maioria deles já fez o concurso. Mais que isso, muitos professores já passaram no concurso que você vai fazer.

E isso é algo extremamente vantajoso para o concursando que se prepara por meio de cursinhos para concursos. Os professores já têm experiência direta com as provas, e, portanto, podem passar macetes para aprender melhor.

Ou ainda, te ajudar mostrando os tópicos, conteúdos e matérias que tem maior peso ou caem mais nas provas. E quais os assuntos que você não vai precisar estudar tanto para o concurso.

Leia também: Lista de 10 aplicativos para estudar para concursos

Garante especificidade nos estudos para o concurso que vai prestar

Ligada diretamente com que falamos acima, a segunda vantagem de fazer cursinhos para concursos é a especificidade nos estudos.

Em um curso preparatório, o concursando vai estudar e aprender aquilo que é pertinente ao concurso que vai fazer. Você não terá aulas sobre assuntos e matérias que não tem relação direta com a prova do concurso.

Por exemplo, se você está se preparando para um  , como os que o Banco do Brasil realiza. Neste caso, as aulas do cursinho serão sobre os temas pertinentes ao concurso, ou seja, das disciplinas que estarão na prova.

Assim, você terá aulas sobre temas como:

  • Conhecimentos Básicos (gerais para a maioria dos concursos)
  • Informática
  • Matemática Financeira
  • Atualidades do Mercado Financeiro
  • Conhecimentos Bancários
  • Inglês
  • Probabilidade e Estatística

A grande vantagem da especificidade é que o tempo de estudo do aluno é melhor aproveitado. Tanto durante as aulas, quanto nos estudos que ele realiza fora as aulas do cursinho.

A especificidade ainda auxilia na elaboração de ferramentas de estudos importantes, como o cronograma de estudos para concursos.

Cursinhos para concursos públicos facilitam e estimulam o estudo em grupo

Os cursinhos preparatórios para provas de concursos públicos facilitam e estimulam o estudo em grupo.

Em toda e qualquer turma de um cursinho preparatório é possível formar grupos de apoio de estudantes. Onde podem estudar de forma colaborativa, ajudando-se a ter um melhor aproveitamento dos conteúdos e um aprendizado mais fácil e rápido.

Essa possibilidade é muito comum tanto em cursinhos presenciais quanto em cursos online para concursos. Os concursandos podem formar grupos para estudos presenciais ou via aplicativos digitais.

E quais são as maiores vantagens de se estudar em grupos ao fazer os cursos? Algumas delas são:

  • Concursandos podem ajudar uns aos outros em temas que possuem mais ou menos conhecimento
  • Fazer simulados e resolução de questões fica muito mais fácil em grupos de estudos
  • A revisão de estudos em grupos também é bem mais fácil e produtiva
  • Os grupos ainda podem organizar “aulas a parte”, onde o estudante que domina melhor um assunto ensina os outros. Isso estimula um melhor aprendizado do grupo, e mais ainda de quem ensina o tema

Por pontos como esse, a vantagem de poder formar grupos de estudos em cursinhos para concursos é gigante. O aprendizado é muito maior para todos os concursandos que aderem a ideia de formarem grupos.

Leia também: Plano de Estudos para concursos: a ferramenta essencial para sua aprovação

Relação Custo-Benefício vantajosa em bons cursinhos

Por fim, a outra grande vantagem dos cursinhos para concursos públicos que trazemos hoje é a sua relação custo-benefício.

Diferente do que muitos concurseiros, especialmente os iniciantes, pensam, um curso preparatório não é para poucos. Existem diversas escolas e grupos que lecionam cursinhos preparatórios por bons preços.

Isso é especialmente verdadeiro nos casos de cursos online para concursos. Como as aulas são gravadas e disponibilizadas em uma plataforma digital, elas ficam acessíveis a milhares de estudantes. O que ajuda a diminuir o preço dos cursos, sem deixar de ser satisfatório aos professores.

No entanto, muitos cursos presenciais também possuem um custo bem acessível para quem deseja se preparar para um concurso específico.

Em ambos os casos, online ou presencial, os cursos para concursos possuem todas as vantagens que mencionamos. E que os tornam, quando bem escolhidos, ótimas escolhas em relação ao seu custo-benefício.

Principalmente, quando o estudante busca um cursinho para se preparar mesmo antes do edital do concurso sair.

Afinal, fazer quais cursinhos para concursos públicos

Agora você conhece os benefícios de fazer cursinhos para concursos. Sabe também que existem diversos cursos online para concursos.

Para te ajudar na escolha correta, preparamos o ranking dos melhores cursos online para concursos públicos do Brasil.

Para conhecer basta acessar o link abaixo:

➥ Ranking dos melhores cursos online para concursos públicos


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!