Concursos Bancários: o que você precisa saber sobre a área e provas

Os concursos bancários são certamente uma das áreas de certames públicos mais atraentes do Brasil. Todos os anos ocorrem diversos concursos para centenas de agências de bancos públicos em todo o país.

Empresas como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal oferecem concursos com enormes vantagens para os aprovados. Desde remuneração até bonificações em ações da empresa, a área bancária é simplesmente uma das melhores portas de entrada no setor público.

Neste artigo, você vai entender tudo sobre a área bancária. Desde vagas em concursos, remunerações e vantagens, até alguns dos assuntos mais cobrados pelas bancas avaliadoras.

Área de concursos bancários: o que ela é afinal

O setor de concursos bancários, a chamada área bancária, é uma das mais atrativas de todo o Brasil. Todos os anos, milhares de concurseiros disputam vagas em meio a centenas de agências e bancos públicos.

A área engloba os certames e cargos públicos cujas atividades estão relacionados aos bancos e sistema financeiro e monetário público. Como por exemplo, concursos para o Banco do Brasil, Caixa, Banco Central, Bancos Regionais etc.

Todos os anos, centenas ou mesmo milhares de oportunidades de vagas são preenchidas em todo o país por meio de concursos. E os aprovados possuem uma série de atividades no cargo que pode variar conforme a empresa.

Em geral, elas estão relacionadas ao atendimento ao cliente, abertura de contas, planos de investimentos e venda de demais produtos do banco público. Mas também pode variar para outras funções conforme a instituição e cargo.

A área de concursos bancários tem uma série de vantagens e benefícios interessantes para aprovados.

Leia também: Ranking dos melhores cursos online para concursos públicos

Vantagens e benefícios dos concursos bancários

Os cargos de entrada em diversos bancos públicos são tipicamente conhecidos como algumas das melhores portas de entradas do setor público. Muito disso vem das diversas benesses que os concursados ganham ao serem aprovados em concursos do setor.

Abaixo, conheça algumas dessas vantagens e benefícios.

Estabilidade no cargo

A primeira das vantagens de ingressar no setor público pelos concursos bancários é a estabilidade no cargo.

Como acontece em qualquer outro concurso, aprovados e convocados em certames bancários tem estabilidade de emprego. No entanto, é preciso observar que, em algumas estatais como o Banco do Brasil, é preciso cumprir um período de experiência.

Esse período geralmente é de 90 dias, e após cumprido o aprovado então passa a ter a estabilidade garantida.

Remuneração acima do mercado privado

Outra grande vantagem dos concursos bancários é a remuneração salarial, que praticamente sempre supera a do setor privado.

Mesmo pessoas que estão entrando no cargo mais baixo na hierarquia dos bancos públicos, costumam ter ótimos salários. Comparativamente, algumas instituições chegam a pagar até o dobro do que bancos privados para o mesmo cargo.

Por exemplo, o cargo de escriturário é a porta de entrada de muitos bancos. No Bradesco, este cargo tem uma média de salário inicial de R$ 2.299,00.

Já um escriturário no Banco do Brasil pode chegar a receber um salário inicial no Banco do Brasil de até R$ 4.036,56. Nesse caso, somam-se salário mais benefícios extras que logo você conhecerá.

Ou seja, a diferença entre as remunerações é bem impactante, um verdadeiro estímulo para os concurseiros. No entanto, não é só isso que alguém aprovado em um concurso de banco no Brasil ganha em remuneração.

Benefícios auxiliares e plano de carreira

Os salários oferecidos pelos bancos públicos, mesmo para cargos iniciais, costumam serem muito bons. Porém, existem ainda outros benefícios que acompanham a remuneração dos profissionais aprovados em concursos de bancos.

Entre eles estão:

  • Auxílio transporte
  • Cesta e Vale Alimentação
  • Plano de Saúde e Odontológico
  • Previdência privada com participação do banco público ao qual está vinculado
  • Bonificações por cumprimento de metas
  • Participação nos lucros do banco
  • Vale cultura
  • Licença-prêmio
  • Benefícios particulares de cada banco (Ex: Banco do Brasil tem benefícios como ganho de ações da empresa e cotas de lazer para funcionários)
  • Entre outros

Além dessas vantagens adicionais que são inseridas na remuneração, ou da forma adequada, para o concurseiro, existe ainda mais uma.

Os concursos bancários brindam seus aprovados com mais do que bons salários e benefícios. É possível crescer profissionalmente na empresa por meio dos planos de carreira. Conforme os anos de serviços prestados e méritos é possível conseguir promoções de cargos nos bancos públicos.

Ou seja, um escriturário de um banco pode, com o tempo, chegar a ser gerente da agência onde trabalha. E então continuar sendo promovido até cargos mais altos, com remunerações e benefícios ainda melhores, como por exemplo o de superintendente regional.

O que os concursos bancários geralmente costumam cobrar dos concursandos

Você acaba de aprender um pouco sobre a área de concursos bancários e as vantagens e benefícios que ela oferece aos aprovados. Agora, é hora de saber mais sobre o que é cobrado, principalmente, nos concursos públicos desse setor.

Em editais de certames para bancos públicos, costumam ser requisitados os seguintes assuntos e temas.

Prova de Conhecimentos Gerais:

  • Português
  • Inglês (alguns bancos públicos)
  • Matemática Financeira
  • Raciocínio Lógico e Matemático (RML)
  • Atualidades Gerais ou do Mercado Financeiro
  • Informática

Prova de Conhecimentos Específicos:

  • Conhecimentos Bancários (matéria principal)
  • Legislação Específica (Bolsa Família, PIS, FGTS, Estatuto, Ouvidoria, etc…)
  • Atendimento, Ética e Técnicas de Vendas (Resoluções do BACEN, Marketing, Código de Defesa do Consumidor, etc…)

Confira: 5 dicas de como estudar para concursos e ter notas maiores

Receba dicas e conteúdos exclusivos para passar em concursos bancários

Gostou deste artigo e deseja saber mais sobre a área de concursos públicos bancários?

Ou ainda, quer receber dicas práticas e inéditas para facilitar seus estudos e aprovação em concursos de bancos?

Então faça o seguinte, assine nossa newsletter para ter acesso a Lista Vip. Nela, você recebe na sua caixa de entrada conteúdos exclusivos com dicas práticas e tudo que você precisa para se preparar para concursos públicos.


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!