Concursos públicos em 2022: o que esperar deste ano?

O que se pode esperar do setor de concursos públicos em 2022?

Essa é uma dúvida que praticamente todos os concurseiros em preparação tem para o próximo ano. Afinal, ainda não há uma previsão oficial para o fim da pandemia do novo coronavírus que paralisou o mundo.

E que também freou grande parte dos concursos públicos que estavam previstos. Frustrando os planos de milhares de estudantes de todo o país que sonham com bons cargos e estabilidade no setor público.

Será que o ano de 2022 também será de poucos concursos? Novas suspensões previstas?

Descubra as respostas para estas e outras perguntas neste artigo, onde vamos mostrar o que você pode esperar dos concursos públicos em 2022.

Pandemia e concursos públicos em 2022

Em primeiro lugar, precisamos entender qual a relação atual entre a pandemia e os concursos públicos para 2022.

Como já mostramos em outro conteúdo, sobre os concursos públicos e a pandemia em 2020, não há motivos para desespero. Os concursos públicos não acabaram no ano passado, mesmo diante de um cenário caótico e de aperto nas contas públicas.

Apenas, houveram suspensões e cancelamentos temporários que paralisaram novos concursos de serem realizados no país. E que naturalmente precisam ser retomados e realizados em algum momento.

Essa retomada de suspensões é necessária por alguns motivos, independente da pandemia. Dentre estas razões estão por exemplo:

  • Suprir o aumento da demanda de funcionários em determinadas áreas de concursos públicos;
  • Reposição de servidores públicos em cargos devido a aposentadoria;
  • Preenchimento de vagas, efetivas e para cadastro de reserva, de cargos em órgãos públicos onde já há déficit de servidores.

Como pode ver, a pandemia não será um impeditivo para a realização de concursos públicos em 2022, ou em anos seguintes. Pois existem cargos que precisam ser preenchidos o mais rapidamente possível.

E também, porque a pandemia em algum momento se encerrará. Afinal, campanhas de vacinação já estão em realização por todo o país.

Mas, neste cenário, então podemos contar com uma explosão de novos concursos para suprir as demandas de vagas reprimidas desde 2020?

O Boom de concursos públicos vem em 2022?

Com a suspensão de centenas de concursos públicos em 2021, muitos concurseiros esperam um cenário completamente diferente em 2022.

Ou seja, eles têm a expectativa de que aconteça um grande boom de novos concursos públicos em 2022. Com vários lançamentos de editais a cada mês, em praticamente todas as áreas de concursos públicos do Brasil.

Em um primeiro momento, faz muito sentido acreditar nesta explosão de novos certames públicos. Afinal, milhares de vagas ainda não foram preenchidas.

Seja pelas ações de distanciamento (lockdown) que visavam controlar a disseminação do vírus no país.

Seja pelo elevado aumento do gasto público para medidas contra a pandemia do novo coronavírus. Que demandaram um represamento de gastos com novos concursos e contratação de servidores.

Porém, é preciso considerar que a pandemia ainda não acabou, e que sem seu fim não há como regularizar rapidamente todos os concursos. Para a volta da normalidade, será necessário aguardar um pouco mais para ver como o programa de vacinação avançará.

No entanto, já existem bons indícios para um controle da pandemia em breve. O que já possibilita a retomada da realização de concursos.

2021 já possui conteúdos programados e aprovados

Mesmo sem um controle definitivo da pandemia, o ano de 2021 já começou com muitos concursos aprovados e com editais publicados.

São oportunidades em diversas áreas públicas, distribuídas em muitos estados e municípios do país.

No entanto, a maioria desses concursos já aprovados são para fazer a reposição de servidores. Como está previsto na Lei Complementar 173/2020, que limita a abertura e realização de concursos públicos a reposição de vagas ociosas.

A boa notícia é que esse número cresceu muito em vários órgãos após aprovação da Reforma da Previdência. Que estimulou muitos servidores públicos a acelerarem o seu pedido de aposentadoria.

Gerando assim, um número maior de cargos públicos que precisam ser repostos por novos servidores com urgência. E que já estão em processo de realização no início deste ano.

Mais a frente, com o avanço da vacinação no Brasil, centenas de novos concursos devem ser aprovados no país. Especialmente assim que o estado de calamidade pública seja suspenso.

12 Concursos Públicos já aprovados

Confira agora alguns dos órgãos com concursos públicos que já estão aprovados, ou previstos, para serem realizados desde 2021.

  • Concurso Polícia Rodoviária Federal (PRF)
  • Concurso Polícia Federal (PF)
  • Concurso para o Banco Central do Brasil (Bacen)
  • Concurso Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
  • Concurso na Receita Federal
  • Concurso FUNAI
  • Concurso ANTAQ
  • Concurso Instituto Nacional do Câncer (INCA)
  • Concurso IBAMA
  • Concurso da Controladoria Geral da União (CGU)
  • Concurso Tribunal de Contas da União (TCU)
  • Concurso para Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

Saiba mais: Técnicas de Estudo: como escolher as melhores para concursos

Concluindo: o que de fato esperar sobre os concursos públicos

O cenário para os concursos públicos em 2022 pode ser considerado otimista. Pois como você acaba de ver, já existem diversos órgãos com concursos previstos.

Onde há vagas ociosas de servidores que precisam ser preenchidas com certa urgência. O que praticamente blinda tais concursos da possibilidade de uma nova suspensão.

Mas que ainda visam cobrir apenas as vagas onde houveram servidores que se aposentaram dos cargos.

No entanto, em um cenário com um controle maior da pandemia, por meio da vacinação, e retomada do equilíbrio fiscal, mais concursos podem acontecer. Sem que tais certames sejam para o preenchimento de vagas ociosas.

Sendo assim, a conclusão é que 2022 tem tudo para ser um bom ano para os concurseiros. Mas, é importante ressaltar que a concorrência nos concursos será bem maior de qualquer forma.

Portanto, vai ser necessário se preparar de modo ainda mais completo para conquistar a aprovação.

E para isso, estar bem informado sobre os concursos públicos, técnicas e ferramentas de estudos, é essencial.