Concursos e Pandemia: o que saber para não se desesperar

A pandemia do novo coronavírus tem causado uma série de impactos profundos em todo o mundo. O surto da Covid-19, doença causada pelo vírus, tem afetado de forma direta e indireta várias áreas da economia e convívio humano.

Uma dessas áreas são as de certames públicos, onde existe um temor sobre como a relação entre concursos e pandemia se dará. Isso porque, muitos concursandos agora temem que não haja mais concursos por um bom tempo.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para você, que ainda não realizou o sonho de entrar no setor público. Mas que sonha e batalha estudando muito para conquistar a sua vaga.

Entenda agora como como concursos e pandemia estão relacionados e como o surto de coronavírus pode impactar as provas. E mais, saiba o que você deve fazer para estar preparado para o pós-pandemia.

Concursos e pandemia: como o coronavírus pode afetar os certames previstos

Bom, a primeira coisa que é importante analisar na relação de impactos entre os concursos e pandemia, é como o surto vai afetar os certames.

Com as complicações do surto causado pelo novo coronavírus, muitos governos têm adotado medidas de distanciamento social. Com a finalidade de evitar ao máximo as aglomerações e uma maior velocidade do contágio de pessoas pelo vírus.

Por conta disso, muitos concursos públicos cujas provas deveriam ser realizadas nesses últimos três meses foram suspensos. O que foi um baita banho de água fria para milhares de concursandos que dedicaram meses em sua preparação.

E ainda por cima, o governo federal e estaduais têm gastado muitos recursos em ações de combate a crise, aumentando seu endividamento. O que gera medo de que novos concursos públicos possam demorar pra acontecer mesmo após o fim da pandemia.

Devido a uma eminente falta de recursos para a promoção desses certames e contratação para as vagas.

Continue lendo para entender melhor esses dois pontos onde concursos e pandemia se relacionam. E também, o que realmente vai acontecer e como pode se preparar do melhor jeito.

Adiamento e suspensão de concursos: entenda porque não é o fim do mundo

Como dissemos, a pandemia do novo coronavírus já causou o adiamento e suspensão de vários concursos públicos. E ela certamente pode causar mais alguns adiamentos e suspensões nos próximos meses.

O que é chato e até desmotivante, mas não tem porque um concursando achar que é o fim do mundo e dos seus sonhos.

Primeiro, porque tais concursos já estavam previstos e com edital publicado. Eles apenas tiveram de ser adiados em função do momento atípico causado pela pandemia. E depois de passada a crise devem voltar gradualmente, como alguns concursos já previstos para o mês de novembro.

O adiamento e suspensão temporária de alguns concursos é uma possibilidade única para os concursandos. Pois, agora eles ganharam, por força da situação, um tempo útil para estudar para concursos públicos.

Ou seja, ter aquele concurso que você já estuda a meses, adiado, é algo ruim e chato. Mas que tem seus lados positivos, onde o adiamento pode ser utilizado para melhorar a preparação do estudante.

Os concursos públicos não vão acabar no pós-pandemia

Os concursos públicos não irão acabar de forma alguma após o surto da Covid-19 passar. Esse é outro ponto importante a se entender na relação entre concursos e pandemia.

Os concursos públicos foram suspensos ou adiados por conta do decreto de estado de emergência e recomendações de autoridades sanitárias, como a OMS. Depois da crise, eles tendem a voltar a serem realizados normalmente.

Porém, muitos ainda temem uma possível falta de recursos dos governos federal, estaduais e municipais. Que impediria a viabilidade fiscal para realizar concursos.

Nesse ponto, até pode haver um período sem concursos, mas que não deve durar muito. Pois com a recuperação econômica o governo volta a ter poder para investir nos certames públicos.

E também, existe um ponto crucial que torna um fim de novos concursos públicos impossível.

Demanda represada: uma onda de concursos após a crise do Covid-19

Existe uma demanda represada de vagas no setor público neste momento da pandemia. São milhares de cargos que precisam ser preenchidos para desempenhar diversas funções nos níveis federais, estaduais e municipais do Brasil.

Logo, eles devem ser preenchidos em algum momento, e serão justamente por meio dos concursos públicos. Isso é um ponto importante que também precisa ser entendido na relação entre os concursos e a pandemia do coronavírus.

A crise atual causada pela pandemia é temporária, e deve apenas segurar por um tempo os concursos públicos. Tanto os concursos previstos que foram suspensos durante esses meses de quarentena.

Quanto os concursos que terão de ser abertos por conta dos profissionais do setor público que estão se aposentando. Milhares de servidores se aposentam todos os anos, gerando vagas em diversas áreas de concursos que precisam ser ocupadas novamente.

Por isso, o momento não é de desanimar. E sim para se preparar o melhor que puder para aproveitar essa provável onda de novos concursos.

Mantenha-se motivado e estudando: o pós-pandemia trará recompensas

Agora você já entendeu bem a relação entre os concursos e a pandemia. E viu que, mesmo com alguma paralisação dos concursos públicos, não é o momento de ficar desmotivado.

E sim de cultivar ainda mais o hábito de estudar para os concursos que você está de olho. É hora de aprender o máximo que der para entrar como candidato forte nos próximos certames.

Claro, é necessário que você mantenha uma motivação forte para estudar para os concursos. Lembre-se das recompensas que vem com a aprovação no concurso, e também que passar em concursos é uma jornada.

Aprenda a estudar para concursos públicos com essas 5 dicas

Para concluir, você precisa saber como estudar corretamente para os concursos públicos que deseja.

Pra fazer isso, você tem que conhecer e usar boas práticas e técnicas de estudos para concursos. Mas, algumas dicas de como estudar para concursos também serão muito úteis.

E você pode conhecer 5 dicas matadoras para estudar para concursos neste link.


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!