Como memorizar melhor os estudos para concursos

Saber como memorizar matérias corretamente e conseguir fazer isso na prática é um objetivo comum entre estudantes. Especialmente aqueles que estão se preparando para provas importantes, como as de processos seletivos e certames de concursos públicos.

Afinal de contas, o resultado de uma prova dessas pode impactar bastante a vida pessoal e profissional de alguém. Um resultado excelente num concurso pode garantir uma vaga de emprego excepcional, com ótimo salário, estabilidade e outros benefícios.

Isso só para citar um exemplo.

Porém, sem a capacidade de memorização verdadeira do que se estuda, é fácil esquecer os conteúdos estudados durante a prova. E isso pode custar facilmente a sua aprovação.

Para ajudar estudantes que querem evitar esse esquecimento, vamos mostrar neste artigo o que é a memorização. E também vamos te mostrar como memorizar corretamente o que você estuda.

Sem delongas, vamos começar.

O que é realmente a memorização nos estudos

De forma simples de entender a memorização é a capacidade e processo mental de conseguir reter informações no cérebro.

Ou seja, ela é a capacidade de assimilar sinais captados pelos órgãos dos sentidos (tato, olfato, audição, paladar e visão) e consolidar as informações recebidas no cérebro. Sendo capaz de evocar essas informações quando quiser.

Em relação aos estudos, a memorização pode ser entendida como a habilidade do aluno de reter o conhecimento estudado. Isso é, consolidar no seu cérebro aqueles temas e assuntos que ele está estudando.

Por que memorizar ao invés de “decorar matéria”?

Ao se preparar para uma prova de vestibular ou concurso público, por exemplo, muitos estudantes ainda praticam a decoreba.

Essa prática consiste em tentar, a todo custo, reter informações estudadas com exatidão até a data da prova. E então utilizar essas informações quando forem necessárias ao longo da avaliação.

Algumas vezes isso dá resultados, geralmente quando o tempo entre a gravação das informações e sua necessidade de uso na prova é pequeno.

Só que isso não é memorizar de verdade. Pois as informações guardadas com práticas de decoreba ficam retidas, geralmente, na memória de curto prazo.

Você pode saber mais sobre isso no nosso post que explica porquê não deve utilizar a decoreba para estudar para concursos.

Já a memorização verdadeira é a que retém informações na memória de longo prazo.

Para que uma informação se consolide nesse tipo de memória, é preciso que haja envolvimento e prática da informação adquirida.

Nos estudos, é quando o estudante pratica o que está aprendendo para uma prova por meio de exercícios.

A neurociência comprova que conseguimos nos lembrar de 90% do que fazemos na prática. Assim, ao praticar o conhecimento adquirido, facilitamos sua consolidação na memória de longo prazo, e seu uso posterior em uma prova.

E isso não é nada mais que o processo da verdadeira memorização nos estudos.

Como melhorar a sua capacidade de memorizar o que estuda

Existem diversas formas de como memorizar melhor o que se estuda.

Algumas são naturais e tem relação maior a manter o seu cérebro saudável e em perfeita capacidade para memorizar. São bons hábitos que devem estar integrados na sua vida para que sua capacidade de memorização seja maior.

Outras já possuem um aspecto mais prática, devendo ser usadas enquanto se estuda.

Conheça agora algumas dessas formas de como memorizar melhor.

Dormir bem

Dormir bem é essencial para uma memória mais forte e para uma melhor memorização dos estudos por dois motivos.

O primeiro deles é que está comprovado que a consolidação da memória de longo prazo acontece durante o sono.

Enquanto estamos dormindo, nosso cérebro continua trabalhando ativamente. Uma das atividades dele durante o sono é fazer sedimentação e consolidação de memórias de longo prazo no hipocampo.

O segundo é que para aprender, e por consequência memorizar, você precisa ser capaz de se concentrar bem no estudo. E não dá pra fazer isso se você está cansado e dormiu pouco ou mal na noite anterior.

Tenha uma rotina de estudos

Outra forma de como memorizar melhor é estudar conforme uma rotina estabelecida.

Muitos concursandos se perdem nos estudos por conta da falta de uma rotina, de um padrão de estudos. Eles não definem uma quantidade de tempo para cada matéria a ser estudada, nem para exercícios práticos.

Com isso, o estudo não rende muito e o tempo de preparação começa a ficar “curto”. O que leva muitos estudantes a se desesperar e partir para técnicas de decoreba.

Com a adoção de um cronograma de estudos, uma rotina, a gestão de tempo fica melhor. O estudante consegue realizar mais exercícios e dedicar o tempo necessário para o estudo dos assuntos.

O que leva ele a um aprendizado maior do que está estudando, melhorando assim sua memorização do que estudou.

Outra função importante do cronograma de estudos é que ele ajuda o estudante a aprender um assunto de cada vez.

Isso é muito importante, pois tentar aprender mais de uma matéria ao mesmo tempo prejudica a assimilação dos conteúdos. E com isso prejudica a memorização do que se está estudando.

Utilizar boas técnicas de memorização

Outra maneira para quem quer saber como memorizar mais facilmente é utilizar técnicas de apoio enquanto estuda.

Pois é, assim como existem técnicas que facilitam a decoreba, a memorização pode ser estimulada por técnicas de estudos práticas.

Mas é importante que o estudante entenda que elas serão sempre um apoio ao aprendizado. Elas vão ajudar o estudante a aprender melhor e mais rápido, e dar um suporte e apoio a capacidade de memorização.

Não são fórmulas mágicas, capazes de fazer com que um estudante lembre de tudo sem precisar estudar atentamente. E sim recursos que ajudam a sedimentar e consolidar as informações estudadas na memória.

De forma que elas podem ser evocadas da memória de longo prazo assim que necessárias.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais dicas e conhecer outros assuntos importantes para estudantes de concurso?

Então assine a nossa newsletter e receba notificações de conteúdos exclusivos direto na sua caixa de entrada.


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!