Como fazer revisões para concursos públicos passo a passo

Saber como fazer revisões para concursos do jeito certo é fundamental para melhorar a qualidade e os resultados dos estudos. E qualquer concursando só tem a se beneficiar da prática diária de repassar conteúdos que já estudou.

Quando realizadas com frequência, as revisões de estudos melhoram a retenção de informações na memória. E também ajudam a facilitar o processo de aprendizado de um novo assunto ou matéria.

Mas para colher esses benefícios, é fundamental entender como fazer revisões para concursos corretamente. E isso é exatamente o que vamos ensinar neste conteúdo exclusivo.

Por que fazer revisões de estudos para concursos

Fazer  revisões dos assuntos e matérias estudados para um concurso, ou qualquer outra prova, é fundamental por duas razões.

A primeira delas é que as revisões tornam o aprendizado do assunto muito mais fácil. Afinal, seu cérebro vai trabalhar de forma recorrente as informações que está revisando, e assim vai assimilar elas melhor.

O entendimento da matéria na mente do estudante se expande com as revisões. O que o torna capaz de interpretar e resolver problemas e questões que envolvam o tema revisado com mais facilidade e rapidez. O que é essencial para o sucesso em uma prova com tempo fixado, como um concurso.

A segunda razão é que as revisões ajudam a vencer a curva de esquecimento, ao mesmo tempo que consolidam o estudo na memória de longo prazo.

Como já explicamos em outro artigo, a curva de esquecimento é um mecanismo cerebral para evitar sobrecargas de informações. Ele vasculha o que aprendemos ao longo do dia, e apaga o que julga desnecessário.

Quando não revisamos assuntos que aprendemos, nosso cérebro os trata como desnecessários e gradualmente elimina eles da memória. No mesmo dia que estudou, ele elimina metade do que aprendeu, e ao longo dos dias elimina o resto.

Agora, quando revisamos o que aprendemos, essa eliminação é extremamente reduzida. E se você sabe como fazer revisões para concursos, a curva de esquecimento pode ter seu efeito praticamente zerado ao longo do tempo.

Como fazer revisões de estudos para concursos corretamente

Você já sabe agora porque deve revisar os assuntos e matérias para o concurso em que está inscrito. Agora, confira o passo a passo de como fazer revisões para concursos da forma certa.

Passo 1: Identifique e marque o que deve ser revisado

Muitos concursandos acreditam que devem revisar todo o conteúdo estudado por matéria. Ou seja, muitos creem que precisam ler todo o assunto ou matéria para fazerem uma boa revisão.

Mas isso está errado, o estudante deve identificar e marcar os pontos principais do que estudou. Isso quer dizer, as partes mais importantes e essenciais dos seus estudos que devem ser revisadas.

Essas partes geralmente são aquelas que usamos para fazer marcações de textos, flashcards, mapas mentais e resumos escritos.

Durante cada revisão, deve-se fazer uma rápida leitura desses pontos principais de cada conteúdo. O foco deve estar dirigido aos tópicos e termos-chave da matéria, não a releitura do assunto todo.

Passo 2: Revise de forma periódica os seus estudos

O segundo passo de como fazer revisões para concursos do modo certo é fazê-las periodicamente.

É fundamental revisar aquilo que estudou num cronograma definido. Somente assim é possível controlar a ação da curva de esquecimento em relação ao conteúdo aprendido.

Conforme alguns estudos teóricos, o padrão ideal para a periodicidade das revisões é o seguinte:

  • 1ª Revisão: essa é a mais importante das revisões e deve ser feita até 24 horas após o estudo do conteúdo;
  • 2ª Revisão: precisa ser feita sete dias depois do primeiro estudo da matéria;
  • 3ª Revisão: essa revisão deve ser feita 30 dias após o dia em que estudou o assunto ou matéria.

Depois disso, as revisões devem ser feitas a cada trinta dias. Porém, é preciso tomar cuidado para não acabar acumulando muitas revisões num único dia.

Assim, o estudante pode, se desejar, criar um método próprio a partir da 2ª revisão para não acumular conteúdo. Mas ele não pode deixar de fazer a 1ª revisão em até 24 horas, pois é essencial para a memorização dos seus estudos.

Passo 3: Não gaste muito tempo revisando cada conteúdo

O próximo passo de como fazer revisões para concursos corretamente é o de não gastar muito tempo em cada revisão.

Como falamos no passo 1, você só precisa de fato revisar os pontos mais importantes de um assunto ou matéria. Que são os que você passa um marcador de texto, os resumos que escreve, flashcards, etc.

E esses só precisam de uma leitura rápida para serem repassados e continuarem frescos na memória do estudante. Assim, é importante fazer revisões rápidas para garantir essas condições.

Em geral, o tempo ideal para a revisão de um tema, assunto ou matéria para um concurso fica entre 10 a 20 minutos.

Pronto, agora conhece os três passos essenciais de como fazer revisões para concursos públicos.

O que evitar ao fazer revisões de estudos

Assim como existe uma forma correta de fazer revisões de estudos, também existem formas incorretas de fazer uma revisão.

Basicamente, você deve evitar duas coisas ao fazer uma revisão dos seus estudos.

A primeira delas é fazer revisões espaçadas demais. É preciso que as revisões sejam feitas em períodos de tempo não muito longos, para assim sedimentar melhor o que foi estudado na memória.

A outra coisa que você deve evitar é gastar muito tempo nas suas revisões. Conforme mostramos no nosso passo a passo, as revisões devem durar entre 10 a 20 minutos. 

Melhore suas revisões com os mapas mentais

Bom, agora que você já sabe como fazer revisões para concursos só falta mais uma coisa…

Utilizar boas ferramentas e técnicas de apoio para facilitar suas revisões de estudos.

Uma delas são os mapas mentais, uma ferramenta excelente tanto para revisões quanto para o aprendizado em si.

Em um outro artigo, mostramos o que é essa ferramenta e como ela confere benefícios para um concursando.

Para conferir o artigo, basta clicar no link abaixo.

Bons estudos e sucesso no seu concurso!

➥ Quero conhecer agora mesmo os mapas mentais e suas vantagens


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!