Como escolher um concurso ideal para você

Como escolher um concurso público é uma das dúvidas mais frequentes entre praticamente todos os concurseiros.

Remuneração nivelada ou superior ao mercado privado, estabilidade de emprego, planos de carreira. Esses e outros benefícios estão entre os principais atrativos de cargos públicos por concurso, sejam estes nas esferas municipal, estadual ou federal.

No entanto, são tantas possibilidades e áreas de concursos que é difícil até mesmo começar o processo de escolha. O que deixa muitos indecisos na hora de escolher um certame.

Pensando nisso, decidimos ajudar você que está com essa pulga atrás da orelha. Neste artigo, vamos te mostrar como escolher um concurso público do jeito certo.

Sem mais delongas, vamos começar.

Conheça a fundo algumas possibilidades e áreas de concursos públicos

O primeiro passo de como escolher um concurso público corretamente é conhecer suas possibilidades profundamente. Em outras palavras, conhecer a fundo alguns concursos e cargos interessantes para você.

Como todo concurseiro sabe bem, o setor público possui diversas áreas para as quais oferece cargos por concurso. Cada uma delas tendo suas especificações, atribuições de cargo, remuneração e benefícios diferenciados.

É fundamental que o interessado em entrar na esfera pública passe um tempo pesquisando e conhecendo algumas opções. O que pode ser feito ao pesquisar sobre os cargos oferecidos, salários, atividades desempenhadas, etc.

Claro, ao pesquisar algumas opções de concursos públicos é importante também analisar a concorrência que eles têm, seus editais e provas anteriores. Essa é uma tarefa muito importante para a tomada de decisão.

Compare as opções com os seus interesses e desejos pessoais e profissionais

Depois de pesquisar e conhecer bem algumas possibilidades de concursos públicos é hora de fazer um comparativo.

Essa comparação deve ser feita entre os concursos, mas é mais importante que seja feita com relação aos interesses e desejos do concursando. Esse é um ponto fundamental de como escolher um concurso público da forma certa.

O interessado em prestar um concurso público deve ter bem claro em mente o que ele deseja.

Em geral, a estabilidade do emprego e a remuneração acima do mercado privado são os dois principais interesses. No entanto, é preciso colocar outros pontos na hora de comparar os concursos.

Dentre eles, o interesse de trabalhar em uma área ou cargo em especial, o plano de carreira desejado e mesmo o tipo de atividades que deseja desempenhar.

É preciso que os interesses pessoais e profissionais sejam atendidos na comparação para que a escolha seja precisa e satisfatória. Uma boa forma de fazer isso é listar os interesses e desejos dos concursandos e observar quais concursos atendem esses interesses.

Com isso, você consegue filtrar os concursos que atendem melhor ao que busca.

Leia também: 6 Técnicas de estudos para concursos que você precisa conhecer

Como escolher um concurso público tecnicamente: pontos a considerar na decisão

Depois de comparar as possibilidades de concursos e também seus interesses e necessidades é hora de avançar.

Nesta etapa, você deve avaliar alguns pontos “técnicos” para filtrar ainda mais o leque de concursos. Esses pontos são mais objetivos e têm relação às condições que fazer um ou outro concurso pode implicar.

Entre elas estão:

  • O concurso permite progresso na carreira, promoções, etc.
  • Há necessidade de mudança caso seja aprovado no concurso
  • Se for preciso mudar para assumir o cargo, a remuneração, benefícios e outras vantagens compensarão a mudança
  • As atividades atribuídas podem ser cumpridas pelo concursado caso aprovado
  • Quais concursos apresentam editais que favorecem os conhecimentos e tem mais áreas de interesse do concursando

Ao considerar esses pontos mais objetivos, todo concurseiro conseguirá fazer uma filtragem ainda mais precisa dos concursos. O que vai ajudar muito na hora de escolher um edital para se inscrever.

Além desses pontos, existe ainda mais um fator que pode sozinho definir a forma de como escolher um concurso público.

A afinidade pessoal do concursando quanto aos concursos ou áreas de concurso que está sendo analisada.

Porque afinidade pessoal é tão importante na forma de como escolher um concurso

Levar em conta a questão da afinidade pessoal é um ponto importante na hora de escolher um concurso.

Fatores como a remuneração, estabilidade e plano de carreira, são muito valiosos. E é claro que eles por si tornam boa parte dos concursos desejável a praticamente qualquer pessoa.

No entanto, esses componentes não conseguem satisfazer completamente uma pessoa que passa no concurso e assume o cargo. É preciso que ela tenha uma satisfação pessoal em trabalhar nas atribuições que o cargo em que foi aprovado exija.

E isso geralmente só pode ser alcançado quando a pessoa tem afinidade pessoal com a área e o cargo do concurso. Pois dessa forma, ele ou ela vão conseguir desempenhar seu trabalho com mais vontade. Ter um cargo onde possui afinidade pessoal até estimula, em muitas vezes, o aprovado a ter um melhor desempenho no trabalho.

Além disso, escolher um concurso que cumpra os requisitos acima, e cujo concursando tenha afinidade, aumenta suas chances de aprovação.

Veja: Como montar um cronograma de estudos para concursos hoje mesmo

Como a escolha por afinidade ajuda a melhorar as chances de aprovação

Uma coisa que todo concurseiro concorda é que é muito mais fácil estudar para uma prova quando se gosta das matérias.

E é isso que acontece quando se escolhe um concurso público levando em conta, também, a afinidade pessoal.

Por exemplo, uma pessoa que goste de números, economia, investimentos, tem muito mais facilidade e gosto em estudar para concursos bancários. Muitas vezes, uma pessoa pode até já ter um conhecimento prévio grande de conteúdos cobrados em um concurso bancário.

Ou seja, ela já sai na frente na preparação para a prova. E isso é ainda mais verdadeiro quando o estudante já sabe exatamente a área para a qual deseja prestar concurso.

E falando em áreas de concursos, agora que você já sabe como escolher um concurso público, confira rapidamente algumas áreas interessantes:

  • Área Bancária
  • Área Fiscal
  • Área Judiciária
  • Área Administrativa

Quer conhecer essas e outras áreas em mais detalhes?

Então confira no link abaixo nosso artigo com 7 das melhores áreas de concursos públicos para escolher.

➥ Quero conhecer agora mesmo as 7 áreas de concursos públicos


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!