O que fazer na véspera de um concurso: dicas para a ansiedade não te pegar

Você sabe exatamente o que fazer na véspera de um concurso público?

A última semana e principalmente o último dia antes da prova de um concurso podem deixar um estudante muito ansioso. Afinal, está chegando o momento para o qual o estudante se preparou por dias, meses ou mesmo anos.

Descansar ou estudar mais? Pode ir na balada? Festa? Revisar matérias?… Essas são algumas das dúvidas que muitos concursandos tem quando chega a véspera de um concurso.

Neste artigo, vamos mostrar o que você deve fazer exatamente na última semana antes de um concurso para afastar a ansiedade.

Estudar mais ou descansar: saiba agora o que fazer na véspera de um concurso

Vamos começar com uma dúvida que boa parte dos estudantes tem nas vésperas da prova de um concurso. Que é a de se eles devem descansar ou estudar ainda mais os conteúdos do edital.

A resposta é bem simples e objetiva: o estudante deve descansar o máximo possível. E talvez algumas revisões rápidas e pontuais, usando flashcards por exemplo.

Não é recomendado que um concursando estude ainda mais nas vésperas da sua prova por duas razões.

A primeira delas é que aumentar a carga de estudo faltando dois ou três dias só vai deixar o estudante mais nervoso e ansioso. E a segunda razão é que, como comprovou um estudo de neurocientistas da Carnegie Mellon University, estudar no dia antes da prova pode prejudicar o aprendizado já acumulado.

Isso acontece porque o aumento na carga de estudo sobrecarrega as sinapses que já estão lidando com o que foi aprendido antes. E com essa sobrecarga, as sinapses podem não funcionar da melhor forma e assim “apagar” o que já foi aprendido.

O processo de aprendizagem toma tempo e precisa ser gradual, não tem como aprender grandes volumes de conteúdo do dia pra noite. É como querer treinar doze horas seguidas numa academia sem nunca ter feito exercício e querer ficar como um fisiculturista.

Portanto, na véspera de um concurso público o estudante não deve aumentar a carga de estudos. Revisões simples, leituras descompromissadas, rever seus mapas mentais e — em alguns casos — resolver questões, são o máximo de estudo que pode ser feito.

Coisas para fazer na última semana e véspera da prova do concurso

Agora você já sabe que nas vésperas de um concurso o estudante deve descansar, e no máximo fazer revisões pontuais.

Mas e o que ele deve fazer para afastar a ansiedade com a prova que já está bem a sua frente?

Afinal, de que adianta diminuir o tempo de estudo, ou ainda apenas parar para descansar antes da prova, se o tempo todo o estudante estará ansioso e com nervos à flor da pele?

Abaixo, separamos algumas coisas que podem ser feitas para manter a ansiedade com a prova sob controle.

Permita-se mais momentos de lazer… mas não exagere

Na última semana antes do concurso o estudante deve descansar bem e curtir mais momentos de lazer.

O concursando pode dedicar esse tempo de lazer para passar com a família, jogar videogames, maratonar séries, etc. Enfim, o tempo que antes era delimitado para estudos agora é do estudante para ele aproveitar.

Caminhadas e praticar esportes são ótimas opções. Elas ajudam a manter o corpo saudável e ainda liberam substâncias no organismo que acalmam e controlam a ansiedade.

Em respeito a festas, o concursando até pode ir em uma balada por exemplo. No entanto, é recomendado que evite consumir bebidas alcoólicas, pois elas podem causar perda de memória.

Também é recomendado que evite ir em baladas ou eventos noturnos nos três dias anteriores a prova. Pois do contrário o sono pode ser prejudicado e ele pode ter problemas para se concentrar na prova.

Na véspera mesmo do concurso é recomendado que o estudante apenas descanse e faça atividades de lazer. Esse é o dia de descansar e se divertir com o que gosta de fazer, deixando os estudos de lado.

Claro, tudo com a devida moderação para não prejudicar a sua disposição pra fazer a prova no dia seguinte.

Todo e qualquer estudo, revisão, simulado, deve ser evitado no dia antes da prova. De preferência, é melhor até evitar pensar muito no concurso.

Prepare a sua mente para a prova

A preparação mental nas vésperas do concurso também é muito importante para o controle da ansiedade.

O estudante deve manter um pensamento positivo durante a véspera do concurso. Lembrar do quanto se dedicou para aprender os conteúdos do edital, o quanto estudou para esse certame.

Fazendo isso, ele evita que pensamentos negativos e pessimistas surjam na sua mente com frequência. E assim, a sua ansiedade fica controlada com mais facilidade.

Durma bem para ajudar no descanso mental e sedimentação da memória

Sem dúvidas, uma das coisas com que o concursando precisa se atender na véspera de um concurso é dormir bem.

Na verdade, ele deve ter o hábito de dormir o tempo necessário e com qualidade durante toda a preparação para a prova. Pois é comprovado que o sono ajuda e muito na consolidação da memória.

Além disso, uma boa noite de sono é a melhor forma de repor as energias física e mental. Que são simplesmente essenciais para que o concursando consiga fazer uma boa prova.

Caso o estudante tenha algum caso de insónia por ansiedade, ele deve tomar algumas medidas para facilitar seu sono.

Entre elas está não ingerir cafeína após o meio-dia na véspera da prova. Também deve evitar comer muito durante as refeições e evitar comidas pesadas.

Para relaxar mais facilmente para dormir, um banho quente antes de deitar na cama ajuda. Ouvir músicas relaxantes ou ler um livro como um romance ou de desenvolvimento pessoal também contribui para uma boa noite de sono.

Agora, é importante frisar que além de agir corretamente na véspera da prova, a preparação para o concurso deve ser feita corretamente.

Uma forma de garantir isso é montar um bom cronograma de estudos. O que você pode aprender clicando aqui embaixo.

➥ Quero aprender a montar meu cronograma de estudos para concursos agora


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!