Leitura dinâmica funciona para concursos: saiba agora mesmo

Você já conhece e pratica a leitura dinâmica ao estudar para um concurso público?

Quem estuda para prestar provas importantes, como as de um concurso público, precisa e muito da leitura. Afinal, vai ter de estudar diversos materiais como livros, apostilas. Até mesmo assinaturas para estudantes possuem boa parte de seu material de estudo em texto.

Com base nisso, conseguir ler o máximo possível e reter essa informação como aprendizado é essencial. E uma técnica e habilidade pode ser a chave para conseguir ler mais, com maior velocidade, e sem perder na aprendizagem.

Neste artigo, vamos mostrar o que é a leitura dinâmica e como ela ajuda estudantes de concursos.

Leitura dinâmica: o que ela realmente é na verdade

A Leitura Dinâmica é definida basicamente como uma técnica e habilidade desenvolvida para aumentar a velocidade de leitura. Ou seja, consiste em uma técnica que possibilita alguém conseguir ler textos com mais rapidez.

No entanto, é preciso entender bem o que essa técnica estabelece de verdade. Pois muitas pessoas acreditam que ler de modo dinâmico significa apenas “varrer um texto com os olhos”.

E não é de modo algum isso. A verdadeira leitura dinâmica consiste sim em aumentar a velocidade para ler um conteúdo. Mas esse aumento na velocidade não pode comprometer a compreensão e retenção de informações.

A técnica pode ser usada tanto para textos escritos em papel quanto textos online. Então, um estudante de concurso pode fazer uso deste tipo de leitura ao se debruçar sobre um livro físico ou quando estudar pelo PDF em uma tela.

Porque usar a leitura dinâmica: alguns comparativos interessantes

A leitura dinâmica, quando entendida e praticada corretamente, transforma a capacidade de leitura e retenção de informações na memória.

A maioria das pessoas no mundo todo consegue ler uma quantidade média de 200 a 400 palavras por minuto. E pode até parecer que a velocidade de leitura está alta, porém não é bem assim.

Existem pessoas que conseguem ler tranquilamente de 500 a 1000 palavras por minuto. E fazem isso com uma taxa de compreensão da leitura (entendimento e memorização) de cerca de 75%.

Campeões de leitura dinâmica conseguem chegar a uma capacidade de leitura de 1000 a 4000 palavras por minuto. Ou seja, cerca de 10x mais rápido do que a maioria das pessoas.

Com base nisso, fica claro o porquê de praticar e dominar esta técnica para estudar para concursos.

O melhor de tudo é que a técnica, quando bem executada, não compromete a capacidade de compreensão do que foi lido. Em alguns casos, essa capacidade chega a aumentar junto a velocidade de leitura.

Em que consiste a técnica da leitura dinâmica: como ela funciona

Quando estamos lendo um documento de texto, nossos olhos fazem pequenos saltos ao longo da página. Esses saltos são chamados por muitos autores do tema de leitura dinâmica como fixações.

A capacidade máxima do olho humano de fazer essas fixações é de 300 por minuto. O que faz com que o segredo esteja na quantidade de palavras que são entendidas a cada fixação.

Essas fixações contemplam certas distâncias uma da outra ao longo do texto lido. E pessoas eficientes na técnica, a distância entre as fixações é de cerca de uma polegada. E a cada fixação, a pessoa consegue ver e registrar cerca de três palavras.

É importante prestar atenção nesses saltos dos olhos. Pessoas sem treinamento, especialmente crianças, saltam apenas uma palavra por vez. E dessa forma, a capacidade de palavras lidas por minuto será baixa de forma contínua.

Como a técnica pode ajudar na hora de estudar para concursos

A leitura dinâmica ajuda muito quem deseja melhorar o seu jeito de estudar para concursos públicos.

Afinal de contas, esta técnica permite que o estudante consiga ler muito mais conteúdo durante seus estudos em menos tempo. Mas com uma vantagem essencial de não comprometer a capacidade de compreensão e memorização do conteúdo.

Ou seja, ela é perfeita para quem precisa estudar grandes quantidades de conteúdos em um espaço de tempo curto. E também serve com perfeição para práticas de revisão de estudos, como o uso de fichas e notas.

Alguns fatores chaves para o uso correto da leitura dinâmica

Ao praticar a leitura dinâmica é importante se atentar para alguns fatores chaves para que a técnica seja efetiva.

A leitura dinâmica pode ser praticada de diversas formas, mas é fundamental que elas sigam e respeitem esses fatores. Abaixo, reunimos esses fatores que garantem a eficiência da técnica e o aumento da velocidade.

Eliminar a releitura

Muitos estudantes tem o costume de ler um pedaço de texto e, imediatamente, fazer uma releitura do conteúdo.

A causa disso é que a primeira leitura não foi feita com foco total do estudante. Com isso, sua capacidade de compreensão do conteúdo e retenção na memória ficou comprometida.

Para evitar perdas de tempo e aumentar a velocidade de leitura, essa prática de releitura precisa ser eliminada.

Aumentar a extensão da visão periférica e o número de palavras registradas por fixação

O segundo fator chave para dar eficiência a técnica da leitura dinâmica consiste em ampliar a visão periférica e o número de palavras registradas.

O ser humano costuma usar apenas o foco central da visão para ler. Isso faz com que a quantidade de palavras registradas por fixação seja limitada.

Ao utilizar a visão periférica de forma consciente durante a leitura, é possível aumentar em até 50% a quantidade de palavras registradas por fixação.

Reduzir a quantidade e duração de fixações por linha

Por fim, o último fator chave a ser trabalhado para que as técnicas de leitura dinâmica tenham real eficiência é a redução da quantidade e duração de fixações por linha.

Esse fator é decorrente dos últimos dois que falamos acima.

Como dissemos no começo do conteúdo, o olho realiza cerca de 300 fixações por minuto em um texto.

Assim, quanto menos fixações se faz por linha, mais se consegue ler dentro de um minuto. O mesmo vale para o tempo de duração das fixações.

Gostou desse artigo e quer aprender ainda mais sobre a leitura dinâmica? Então saiba que estamos preparando um artigo só com técnicas práticas para desenvolver essa capacidade.

Para conferir ele assim que estiver disponível, assine nossa Lista VIP aqui e vamos te informar por e-mail quando publicarmos o artigo.


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!