Cursos presenciais para concursos públicos: vantagens e desvantagens

Os cursos presenciais para concursos ainda são a opção preferida de muitos dos estudantes que sonham em entrar no setor público.

Também conhecidos como cursinhos, esses cursos presenciais são vistos como a melhor forma de estudar para concursos. E anualmente milhares de concurseiros simplesmente não abrem mão de se preparar para seus certames com esse tipo de treinamento.

Mas, os cursos presenciais para concursos realmente são mesmo a melhor opção para quem estuda para um concurso?

Se você tem essa dúvida, continue lendo este conteúdo até o fim. Pois vamos mostrar as vantagens e desvantagens desse tipo de curso para concursos públicos.

Vantagens dos cursos presenciais para concursos

Os cursos presenciais para concursos são preferidos por muitos concurseiros em todo o país. E essa preferência não é sem razão, pois esse tipo de curso possui diversas vantagens e benefícios para um estudante.

Confira abaixo algumas dessas vantagens que tornam os cursos presenciais ainda tão populares quando o assunto é se preparar para um concurso.

Aulas ao vivo e ambiente familiar

Um dos maiores fatores da popularidade dos cursos presenciais para concursos são as aulas ao vivo.

Praticamente todos os cursos presenciais que preparam estudantes para concursos tem 100% das aulas ao vivo. Alguns poucos possuem também aulas gravadas previamente e que geralmente são transmitidas dentro da sala de aula.

As aulas ao vivo são tidas, por muitos concurseiros, como uma das maiores vantagens desses cursos presenciais para concursos. E muitos costumam apontar algumas razões por essa preferência.

Uma delas é justamente o ambiente da sala de aula, que os faz lembrar da época de escola.

Muitos concurseiros o enxergam como um ambiente familiar, nostálgico e que consegue estimular a concentração nos estudos.

Possibilidade de tirar dúvidas diretamente com os professores do curso

Outra vantagem que faz muitos concurseiros preferirem os cursos presenciais são ter os professores presentes durante o curso.

Ter alguém pra ajudar com as dúvidas que surgem durante a aula é um ótimo auxílio para garantir o aprendizado. E isso é possível nos cursos presenciais, já que os estudantes sempre podem pedir aos professores para tirar dúvidas ou explicar novamente um certo assunto.

E isso em tempo real, no momento em que a dúvida surgir na cabeça do estudante. O que é algo que não dá pra fazer ao estudar por meio de um curso online para concursos públicos.

Interação e networking com outros concurseiros

Os cursos presenciais para concursos permitem uma forte interação entre os alunos e os professores do curso. Algo que costuma transformar a dinâmica na sala de aula em uma experiência única.

Isso é algo que pode render muitos frutos positivos para os alunos. Principalmente quando o professor tem uma boa desenvoltura para tornar a aula mais divertida e interessante para os alunos.

Além disso, os cursos presenciais ainda possibilitam o networking entre estudantes. O que permite que concurseiros possam fazer amizades e mesmo formar grupos de estudos para se apoiarem na preparação para a prova.

Desvantagens dos cursos presenciais para concursos

Agora que você já conhece algumas das principais vantagens dos cursos presenciais para concursos, é hora de conhecer o outro lado.

Ou seja, conhecer as desvantagens que sempre estão presentes nos cursinhos presenciais.

Tempo gasto com deslocamento

Essa é uma das desvantagens mais chatas que quem faz cursinhos presenciais precisa encarar.

Dependendo da localização da sede onde o curso será ministrado, o concurseiro vai precisar se deslocar por boas distâncias. Em muitas das principais cidades do país, como São Paulo e Belo Horizonte por exemplo, é comum um concurseiro ter de cruzar boa parte da cidade para assistir às aulas.

Fazer isso diariamente é algo que gera um gasto muito grande de tempo só com deslocamento. O que prejudica o estudante pois ele poderia usar esse tempo de forma melhor na sua preparação para o concurso.

Limitação de acesso às aulas

Diferente das aulas gravadas dos cursos online, as aulas ao vivo só podem ser vistas uma única vez.

E isso é uma desvantagem que pode atrapalhar e muito o estudante que está se preparando para um concurso. Afinal, ele só tem uma única chance para acompanhar aquela aula em sua íntegra.

Dificilmente ele vai conseguir lembrar de boa parte dos conteúdos transmitidos, bem como a sua ordem no decorrer da aula. Até porque todos temos naturalmente uma Curva de Esquecimento, que prejudica nossa capacidade de reter informações.

Perda de foco e concentração com salas barulhentas

Muitas pessoas alegam que o ambiente familiar de sala de aula estimula o aprendizado. E que por isso os cursos presenciais conseguem ajudar na capacidade do concurseiro de se concentrar nas matérias.

Mas, isso só é válido quando a sala de aula do cursinho não é barulhenta.

Tudo bem que é mais difícil ter o azar de topar com uma turma barulhenta em um cursinho preparatório para concursos. Afinal, a maioria dos alunos quer aprender o máximo para passar na prova e conquistar uma vaga no setor público.

No entanto, existem sempre uma ou outra turma nos cursos presenciais para concursos que não é nada aplicada. E que torna a vida dos alunos que realmente querem se preparar para o concurso difícil.

Barulho e confusão são péssimos para quem precisa se concentrar em aprender algo. E por isso, esta é uma desvantagem dos cursos presenciais que você pode enfrentar.

Conclusão

Sempre que for escolher entre um curso online e presencial leve em consideração as nossas ponderações.

E lembre-se que é possível mesclar as duas formas de estudar para concursos. Mas para isso é preciso ter metas e um cronograma de estudos bem definido. Sem isso você pode acabar acumulando matéria e não aprender de forma completa os conteúdos apresentados.

Gostou do artigo? Compartilhe com seu amigos e colegas!