Concursos Públicos vão acabar? Saiba tudo agora mesmo

Muitas pessoas, principalmente concursandos, se perguntam com frequência se algum dia os concursos públicos vão acabar.

Devido ao aumento excessivo de gastos públicos este ano por conta da pandemia, é inevitável que o governo precise fazer um reequilíbrio em suas contas. O que tem gerado várias propostas de ajuste no setor administrativo, que tem aumentado o temor sobre o fim dos concursos.

Mas, será que os concursos públicos vão acabar mesmo? Essa é uma possibilidade real ou apenas uma especulação? E o que o concursando iniciante pode fazer a respeito quanto seus estudos para concursos?

Neste artigo, vamos trazer todas essas respostas em primeira mão. Então, presta muita atenção agora se você deseja acabar com sua preocupação sobre um possível fim dos concursos.

Os concursos públicos vão acabar mesmo?

Primeiro, vamos começar com a questão que mais tem atormentado concurseiros que sonham em ser aprovados. Afinal, os concursos públicos vão acabar?

Com o cenário atual da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o estado brasileiro viu-se obrigado a gastar muito mais do que arrecada. Com isso, tornou-se inevitável tomar medidas para controle fiscal e de gastos públicos.

O que vai afetar diretamente os concursos públicos.

Aprovado no Senado, o Plano Mansueto visa proibir a realização de concursos públicos até dezembro de 2021. No entanto, essa condição vale apenas para a criação de novas vagas por concursos.

E não para o preenchimento de vagas já desocupadas, como por exemplo aquelas desocupadas por servidores recém aposentados.

Então não é que os concursos públicos vão acabar. E sim que, até dezembro de 2021, só poderão ser realizados concursos para preencher vacâncias já existentes.

Ou seja, setores, órgãos e entidades públicas que já tem déficit de funcionários poderão realizar concursos para repor as vagas. Desde que haja orçamento disponível para a realização do concurso e, evidentemente, para a contratação dos aprovados.

Como fica claro, trata-se de um ajuste pontual na forma como os concursos públicos serão realizados. E não um fim para a realização de concursos, como muitas pessoas temem.

Porém, não é apenas a lei do Plano Mansueto aprovada que afeta a realização dos concursos. A proposta da Reforma Administrativa também tem gerado uma onda de temor sobre um eventual fim dos concursos.

Mas, será que ela pode fazer isso mesmo? Continue lendo para descobrir agora.

Saiba mais: Gestão de tempo para concursos: porque você precisa dela hoje mesmo

A Reforma Administrativa pode acabar com os concursos?

Outro vilão muito apontado recentemente, além da pandemia, como a causa do fim dos concursos públicos é a Reforma Administrativa.

Porém, vale frisar que esse projeto, ainda em tramitação no Congresso, não prevê de forma alguma o fim dos concursos. E sim, estabelece algumas mudanças no modelo de cargos preenchidos por concursos, e toca em pontos como a estabilidade e progressão de carreira.

Por exemplo, se aprovada como proposta, a Reforma Administrativa fixa a estabilidade no cargo para as chamadas carreiras de Estado. No texto, essas carreiras são aquelas que fazem a máquina pública funcionar independente do governo que entrar.

Mas de modo algum a Reforma Administrativa vai acabar com a realização de editais e preenchimento de vagas por concursos públicos.

Entenda porque os concursos dificilmente vão acabar

Como você já notou, os concursos públicos não vão acabar agora. E na verdade, dificilmente eles vão deixar de ser realizados, por duas razões essenciais.

Primeiramente, a realização de concursos para o preenchimento de vagas no setor público é obrigatória pela Constituição de 88. Mais precisamente, essa obrigatoriedade está no Inciso II do Artigo 37 da Constituição.

Qualquer mudança para acabar com a obrigatoriedade de concursos precisa passar primeiro em PEC (Proposta de Emenda Constitucional).

Além desse principal motivo, outra razão é a efetividade dos concursos para o preenchimento de vagas. Trata-se de um sistema que funciona muito bem na maioria dos casos, e que permite ao aprovado trabalhar sem qualquer pressão política por exemplo.

Também existem órgãos que simplesmente não podem parar, ficar com déficit de funcionários e cujas vagas são preenchidas por concursos. Como por exemplo as Forças Armadas, Hospitais Públicos, etc.

Ainda, sempre quando ocorrem crises, como a de 2008, 2011, 2015 e agora 2020, fala-se do fim dos concursos públicos. Bom, até hoje esse fim não chegou, e provavelmente nunca vai chegar.

Leia também: Ranking dos Melhores Cursos Online para Concursos [ 2021 ]

O represamento de concursos públicos pode ser uma grande oportunidade

Enquanto durar a pandemia, e a fase de ajuste fiscal, alguns concursos públicos devem ser adiados por algum tempo.

Muitos concurseiros podem ver esse represamento de novos editais e vagas como algo ruim e desanimador. Mas, mesmo essa possibilidade pode ainda assim ser uma coisa muito positiva para estudantes de concursos.

Na verdade, pode ser uma excelente oportunidade para aumentar suas chances de aprovação. E a razão disso é muito simples, quando um concurso é adiado você ganha mais tempo para estudar antes do edital sair.

Com mais tempo para se preparar, você consegue estudar todos os conteúdos de editais anteriores com mais tranquilidade. Também consegue fazer mais revisões de estudos das matérias previstas.

Estudar fazendo questões também fica mais fácil se você tem mais tempo até a data da prova.

E ainda, você consegue aplicar na prática muito mais ferramentas e técnicas de estudos para concursos. Que vão facilitar e melhorar o seu aprendizado dos conteúdos do concurso, e também memorizar eles mais facilmente.

Agora que você já sabe que concursos públicos não devem acabar, defina seu próximo passo na jornada

Agora você já sabe que os concursos públicos não vão acabar. E que no máximo, devem ser represados por algum tempo.

Para alguns cargos e criação de novas vagas, pois para reposição de vagas, os concursos devem acontecer normalmente, independente da pandemia.

E sabe que esse represamento pode ser uma grande oportunidade.

Agora, é hora de você ter acesso sempre em primeira mão de conteúdo exclusivo, com dicas e técnicas para quem quer passar em concursos rapidamente.

Se você é uma dessas pessoas que buscam sempre aumentar suas chances nos concursos públicos, temos a nossa Lista Vip. Nela, você recebe conteúdo exclusivo de forma antecipada, diretamente na sua caixa de entrada.

É sua chance de estar sempre um passo à frente de 95%, no mínimo, dos seus concorrentes.

Para assinar a nossa Lista Vip, basta fazer seu cadastro abaixo.