Concursos Marinha: tudo que você precisa saber

Prestar e ser aprovado em um concurso da marinha é uma excelente forma de entrar no setor público.

A Marinha do Brasil é um dos três órgãos que formam as Forças Armadas. Ela é responsável por conduzir todas as operações navais do país. Bem como assegurar a segurança da costa brasileira e a preservação dos ecossistemas aquáticos.

Por isso, ela pode ser considerada uma força de defesa estratégica muito importante para o Brasil.

Para cumprir com suas funções, a Marinha demanda uma alta quantidade de profissionais qualificados. E cujo vários cargos essenciais precisam ser preenchidos com certa recorrência. Por meio do serviço militar obrigatório, ou ainda por concursos públicos.

Neste artigo, vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre a área e os concursos da marinha.

Conheça os cargos da Marinha disponíveis nos concursos

Normalmente, os cargos para ingresso na Marinha, assim como nas demais Forças Armadas, são: oficiais e praças.

Os oficiais são subdivididos em Guarda-Marinha, Segundo-Tenente, Primeiro-Tenente, Capitão-Tenente, Capitão de Corveta, Capitão de Fragata, Capitão de Mar e Guerra, Contra-Almirante, Vice-Almirante, Almirante de esquadra e Almirante.

Já a carreira militar dos praças é dividida em Marinheiro, Cabo, Terceiro-Sargento, Segundo-Sargento, Primeiro-Sargento e Suboficial. Por isso, antes de fazer sua inscrição para o concurso público da Marinha é necessário analisar qual é a carreira que você pretende seguir.

Em relação a remuneração, ela também pode variar de acordo com o edital. Por exemplo, no Corpo Auxiliar de Praças (CAP), após a formação o candidato é nomeado Cabo e pode receber entre salário e benefícios, em média, R$ 3.400,00.

Já no Quadro Técnico de Praças Armada (QTPA) o candidato aprovado no curso assumirá o cargo de Terceiro-Sargento e receberá um soldo de R$ 4.445,00.

Além disso, existem outros benefícios como alojamento, alimentação, fardamento, assistência médica, odontológica, psicológica e religiosa.

Além disso, ainda tem a estabilidade de emprego, ascensão de carreira e incentivo para a realização de cursos de especialização, mestrado e doutorado dentro ou fora do Brasil.

Leia também: 7 áreas de concurso público para escolher e se preparar

Principais colégios da Marinha para ingressar por concursos

Os concursos da Marinha são organizados pela Diretoria de Ensino da Marinha, por isso todas as informações relacionadas aos certames, como por exemplo o edital, cronograma, conteúdo programático, inscrição e resultado devem ser acompanhados no site da própria Marinha.

Existem várias formas de ingresso nessa carreira militar, dentre elas podemos destacar os concursos públicos para admissão nas seguintes instituições:

  • Colégio Naval (CPACN)
  • Escola Naval (CPAEN)
  • Escola de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM)
  • Quadro Complementares (QC-CA/FN/IM)
  • Corpo Auxiliar de Praças (CP-CAP)
  • Quadro Técnico de Praças da Armada (QTPA);
  • Quadro Técnico do Corpo Auxiliar (CP-T)
  • Corpo de Saúde Marinha – Médicos (CSM-Md)
  • Corpo de Engenheiros (CP-CEM)
  • Corpo de Saúde Marinha – Quadro de Apoio (CSM-S)
  • Quadro de Capelães Navais (CP-CapNav)
  • Quadro de Saúde Marinha – Cirurgião-Dentista (CSM-CD)

Como funciona os concursos Marinha

Os requisitos para ingresso podem mudar de acordo com a instituição. Por exemplo, no certame do Colégio Naval somente são aceitos candidatos homens solteiros com idade entre 15 e 18 anos e Ensino Fundamental completo.

Já na Escola Naval são aceitos candidatos de ambos os sexos com Ensino Médio completo e idade entre 18 e 23 anos. Bem como eles precisam ser solteiros e sem dependentes.

No Corpo Auxiliar de Praças (CAP) o concurso abrange homens e mulheres com idade entre 18 e 25 anos. E exige estar em dia com as obrigações civis e militares.

Para participar deste certame o candidato precisa ter nível médio/técnico concluído nas áreas indicadas no edital. Lembre-se de que elas podem ser alteradas de acordo com as necessidades da Marinha.

O concurso do CAP envolve prova objetiva, redação, inspeção de saúde, teste de aptidão física (corrida e natação), análise de documentos e avaliação psicológica. Após o curso de formação o estudante torna-se cabo.

Os engenheiros também podem ingressar por meio do concurso do Corpo de Engenheiros da Marinha, ele abrange candidatos de ambos os sexos com idade até 36 anos.

O tipo de graduação em engenharia aceito no certame depende da necessidade da Marinha. No último concurso, por exemplo, somente engenheiros de produção e da computação foram aceitos. Ao final da formação é possível assumir a patente de Primeiro-Tenente.

O concurso para o Corpo de Saúde da Marinha (CSM), que abrange o quadro de médicos, o quadro de cirurgiões-dentistas e o quadro de apoio a saúde (graduados em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição) aceita candidatos de ambos os sexos com idade até 36 anos e formação em uma das áreas mencionadas.

Como se preparar e estudar para um concurso da marinha

Existem alguns cuidados e atitudes que você deve tomar ao se preparar para um concurso da marinha.

O primeiro ponto é sempre ler atentamente e estudar o edital do concurso para conhecer todas as regras do certame. Assim como conhecer todos os requisitos do concurso, assuntos e tópicos para estudos para a prova, etc.

Preferencialmente, é recomendável que você comece a estudar antes do edital ser publicado. Analisando os editais anteriores para o mesmo concurso que você vai prestar.

Com base no estudo edital, você irá formular seu cronograma de estudos para o concurso. Que vai permitir a você estudar de forma disciplinada e organizada para o concurso, aumentando o número de matérias estudadas.

Técnicas de estudos, de revisão e memorização devem estar sempre presentes nos seus estudos. Para aumentar seu rendimento no aprendizado e na capacidade de resolver as questões do concurso que vai prestar.

E claro, não se esqueça de manter a sua saúde em dia ao se preparar para o concurso da marinha. Afinal, estar bem condicionado fisicamente pode ser um fator determinante para sua aprovação e ingresso.

Pronto, agora você sabe como se preparar e estudar corretamente para um concurso da marinha. E mais, sabe também os principais cargos e colégios que contratam por meio de concursos.

Este artigo foi útil para você? Então, assine a nossa lista VIP e acompanhe os próximos conteúdos sobre os concursos da carreira militar.