Como organizar estudos por matéria para concursos

Organizar estudos por matéria é algo essencial para facilitar a preparação para um concurso. Mesmo assim, boa parte dos concurseiros ainda deixa de fazer essa prática tão importante e eficiente.

Quando o estudante faz uma organização precisa do que vai estudar, matéria por matéria, toda preparação é mais fácil. O que ajuda a melhorar o rendimento dos estudos e eventualmente a nota nas provas de um concurso.

Por conta disso, essa prática é bem comum entre estudantes que não abrem mão de fazer essa organização ao montar um cronograma de estudos.

Neste artigo, você vai entender toda a importância de organizar estudos por matéria para concursos. E mais, vamos ensinar ainda como você pode fazer a organização.

Qual a importância de organizar estudos por matérias em um concurso

A primeira coisa antes de aprender como organizar estudos por matérias é entender a importância disso na preparação para concursos.

Como todo mundo sabe, um concurso tem um tempo para preparação e estudo limitado. Esse tempo vai desde a publicação do edital até o dia da realização do certame para as vagas disputadas.

O tempo mínimo permitido entre a publicação do edital e a realização da prova do concurso costuma ser dois meses. Esse tempo pode ser maior, de 75 dias ou 90 dias por exemplo, porém esses não são intervalos comuns.

Independente do prazo, a distribuição de tempo para estudar as matérias devem caber nesse prazo. Especialmente se o concursando não tem o costume de antecipar seus estudos em relação ao edital.

Você pode até achar que um prazo de 30, 60 ou até 90 dias pode ser muito para estudar para um concurso. No entanto, vale observar que em um edital costumam cobrar de 6 20 matérias.

E cada uma delas possuem diversos assuntos e tópicos específicos que podem cair na prova. Ou seja, sem uma forma de distribuir o tempo e organizar os estudos matéria por matéria é impossível ver todos os conteúdos.

Na verdade, é muito difícil até mesmo de conseguir ver boa parte deles. E é por isso que é tão importante organizar as matérias que vai estudar.

Uma das maneiras mais simples de fazer isso está logo abaixo neste conteúdo.

Passo 1 – Estude atentamente o edital e a banca

O primeiro passo de como organizar estudos por matéria para concursos começa no estudo do edital e da banca.

O edital é a base para a organização de matérias, pois nele constam todas as informações essenciais. O número de matérias e tópicos que serão cobrados e o tempo até o dia da realização da prova.

Somente com essas informações o estudante pode começar a fazer sua distribuição de matérias. Ou seja, organizar quantas matérias estudar por dia, por quanto tempo vai estudar cada matéria, etc.

Além disso, é interessante estudar ainda a banca que fará a prova do concurso. Cada banca tem um estilo próprio e matérias e assuntos em que costumam focar mais as suas questões.

Logo, o estudante que entende bem com que banca está lidando consegue filtrar as matérias e tópicos que precisa dar mais atenção.

Feito esse passo, é hora de começar a distribuição em si das matérias.

Passo 2 – Descubra e comece pelas matérias básicas

Existem matérias e assuntos que costumam cair em todos os editais de uma área de concurso. São as chamadas matérias básicas, pelas quais o concursando deve começar a organizar seus estudos por matérias.

Por exemplo, em concursos com nível de ensino médio as matérias básicas costumam ser português, matemática/raciocínio, direito administrativo e constitucional.

É importante começar com as matérias básicas pois elas têm um peso relevante na prova.

Além disso, o estudo das matérias básicas ajuda o concursando a compreender melhor e mais facilmente os temas específicos. Pois uma boa compreensão de assuntos mais complexos depende do conhecimento das matérias básicas.

Passo 3 – Priorize o estudo das matérias e temas com maior peso

O passo três ao organizar estudos por matérias é priorizar os temas e assuntos que têm maior peso para a prova.

Mesmo com todo o empenho e organização, é possível que não haja tempo para estudar cada um dos assuntos. Além disso, existem matérias e conteúdos cujas questões na prova tem um peso maior que as demais.

Por peso maior queremos dizer que aquela questão com o tema de maior peso vai valer mais para a nota final da prova.

Preferencialmente, o estudante deve começar seu estudo com as matérias que tem maior peso e maior dificuldade. Ou seja, aquelas em que ele tem menos facilidade de aprender.

Em seguida, ele deve passar para o estudo de matérias e assuntos com mais peso e menor dificuldade de aprendizado. Claro, sempre respeitando o cronograma de estudos e a distribuição feita no passo 1.

Passo 4 – Adote o estudo das matérias

O quarto e último passo dessa forma de organizar estudos por matéria é trabalhar com Ciclos de Estudos.

De forma geral, essa é uma ferramenta que consiste na distribuição de temas e matérias de estudos de forma cíclica. E o que seria estudar as matérias de forma cíclica?

Simplesmente distribuir um tempo determinado para estudar cada matéria a ser estudada, estudar as matérias em sequência e depois repeti-la.

Por exemplo, o concursando tem dez matérias para estudar ao longo da semana e ele vai estudar seis dias da semana.

Na segunda-feira, ele estuda cinco das dez matérias por uma hora — considerando que ele tenha cinco horas por dia para estudar —, na terça-feira ele faz o mesmo com as cinco matérias restantes.

E então, na quarta-feira daquela semana ele estuda as cinco matérias da segunda na mesma ordem. Criando assim o ciclo de estudos das matérias.

O Ciclo de Estudos é uma das melhores maneiras de organizar estudos por matéria, sendo considerada uma das melhores ferramentas de estudos.

Vale lembrar que junto a essa organização, técnicas de estudos eficientes devem ser usadas durante a preparação para o concurso.

No artigo do link abaixo, você pode conhecer 6 das melhores técnicas de estudos para concurso.

➥ Quero conhecer 6 das melhores técnicas de estudos para concursos agora mesmo


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!