Como começar a estudar para concursos: o que você tem que saber agora

Como começar a estudar para concursos é uma dúvida frequente e, algumas vezes perturbadora, para iniciantes que entram nessa jornada.

Quando um estudante se inscreve no seu primeiro concurso público muitas questões surgem em sua mente. Dentre essas questões estão dúvidas sobre como estudar, o que estudar, quais técnicas de estudos utilizar, etc

Enfim, são muitas questões que fixam na cabeça do estudante, deixando-o confuso e até estagnado nos estudos.

Pensando nesse problema, preparamos este conteúdo para ajudar os concurseiros de primeira viagem a como começar a estudar para concursos públicos da forma certa.

Escolha da área de concurso: o ponto de partida de como começar a estudar para concursos

O primeiro passo de como começar a estudar para concursos da forma certa é com a escolha da área. Ou seja, a escolha do setor onde o concurseiro realmente deseja trabalhar na esfera pública.

Isso é muito importante, pois cada área de concurso pede conhecimentos bem específicos em suas provas. Dependendo do setor e vaga para o qual está concorrendo, diferentes matérias e conteúdos terão de ser estudados.

E nesse caso, a coisa mais sensata que um concurseiro iniciante pode fazer é escolher a área com que tem mais afinidade. Pois nessa ele já tem uma familiaridade, ou pelo menos tem mais interesse, pelas matérias de conhecimento específico.

Tanto faz se o concurseiro iniciante prefere começar a estudar para concursos da área de tribunais, polícias, setor fiscal, bancário, legislativo, saúde, educação, etc

O mais importante é que ele escolha a área cujas matérias ele tem mais afinidade, e portanto mais facilidade.

Estabeleça suas metas e objetivos como concurseiro

Depois de escolher a área de concursos, outro ponto importante de como começar a estudar para concursos é o estabelecimento de metas.

Existe um ditado que diz que concurso público não se faz para passar, mas até passar. E esse é um ditado muito, mas muito, verdadeiro. E é importante que o concurseiro defina suas metas antes de se inscrever para um concurso.

Você quer passar de cara? Acertar ao menos 70% das questões na primeira tentativa? Deseja ser aprovado em um concurso em até 5 anos e conquistar uma vaga nesse período de tempo?

As respostas para questões como essa devem estar bem claras na mente de um estudante que começa sua jornada de concurseiro. E é importante ainda que o estudante estabeleça metas de curto e longo prazo.

As metas de curto prazo podem variar de acordo com cada concurseiro. Você pode estabelecer como meta de curto prazo conseguir uma determinada nota no seu primeiro concurso. Ou o cumprimento rigoroso de simulados e de todo o seu cronograma de estudos.

E para metas de longo prazo, você que vai começar a jornada do concurseiro pode estabelecer como objetivo ser aprovado no concurso dos seus sonhos.

Antecipe-se ao edital da sua vaga dos sonhos

Já escolheu sua área de concursos e também estabeleceu suas metas de curto e longo prazo como concurseiro?

Então o próximo passo de como começar a estudar para concursos do jeito certo é se antecipar ao edital dos sonhos.

Uma vez que o estudante já sabe qual o concurso público dos seus sonhos não há razão para esperar pelo edital. O concurseiro pode estudar continuamente para o certame que ele deseja, a fim de estar melhor preparado para quando sair o edital.

Estudar antecipadamente para um concurso cujo edital ainda não saiu trás diversas vantagens. A mais evidente delas é a de que você terá mais tempo para devorar os conteúdos que geralmente caem na prova.

É interessante começar com as disciplinas básicas, comuns a qualquer concurso. E em paralelo, dedicar parte do seu tempo para o estudo de conhecimentos específicos. Aquelas matérias que são exigidas no seu concurso dos sonhos.

Dessa forma, quando o edital sair e você fizer sua inscrição, estará em franca vantagem contra os estudantes que esperaram o edital ser publicado. E que agora terão apenas de 45 a 90 dias para se preparar para a prova.

Monte o seu plano de estudos adequadamente

A próxima coisa a fazer ao começar a estudar para concursos é saber elaborar um bom plano de estudos.

Organização é uma das mais importantes chaves para a aprovação em concursos públicos. E o plano de estudos é a ferramenta certa para garantir essa organização durante a preparação para um certame.

Com o plano de estudos, o concurseiro pode programar todas as matérias que vai estudar. Mais do que isso, pode organizar o seu tempo de estudo para cada assunto ao longo do dia, em que dias vai estudar um ou outro conteúdo, etc.

Usando essa ferramenta da forma certa, você não tem como se perder ao estudar para concursos. Não importa se você ainda é novato neste tipo de prova, com um plano de estudos seguido corretamente é possível alcançar ótimos resultados.

Inscreva-se em um curso para o concurso que está de olho

Se inscrever em um curso, online ou presencial, é uma ótima forma de como começar a estudar para concursos.

Um curso voltado para concursos pode ajudar muito um estudante que está começando a participar desses certames. Pois ele consegue ter um direcionamento muito melhor da ordem de conteúdos a estudar.

Além disso, ele pode ter acompanhamento direto com os professores em muitos cursos. Bem como a possibilidade de trocar informações e conhecimentos com colegas de curso, seja de forma presencial ou online.

Em nosso ranking de cursos online para concursos, separamos algumas opções que podem ajudar muito concurseiros iniciantes.

Prepare seu arsenal de recursos para estudar pro concurso

Por fim, uma última que você precisa saber sobre como começar a estudar para concursos é a de preparar seu arsenal.

Ou seja, definir o que vai utilizar para estudar para o concurso público que vai prestar. Que são os aplicativos e ferramentas de estudos, os materiais que vai utilizar para estudar e, é claro, as técnicas de estudo.

Por falar nelas, temos um post exclusivo sobre o tema, onde reunimos 6 técnicas para usar na sua preparação para concursos. Você pode conferir este conteúdo no link abaixo.

➥ Quero conhecer as 6 técnicas de estudos para concursos públicos agora mesmo


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!