6 dicas para gerenciar e controlar a ansiedade durante concursos

Saber como controlar a ansiedade durante concursos públicos é fundamental para qualquer concursando.

A ansiedade é uma condição natural de certa apreensão em relação a eventos importantes futuros. Como é o caso de uma prova de concurso, cuja aprovação e nomeação para vaga pode transformar a vida do concurseiro.

O problema é que uma ansiedade fora de controle pode comprometer a preparação e o desempenho do estudante na prova. O que pode simplesmente acabar com as chances do concurseiro ir bem na prova e ser aprovado.

Felizmente, algumas medidas podem ser tomadas para controlar a ansiedade durante concursos. E neste artigo, reunimos seis dicas essenciais para você controlar sua ansiedade e fazer sua prova com mais tranquilidade.

1 – Aceite o que não controla: primeiro passo para controlar a ansiedade durante concursos

Existem coisas que um concursando simplesmente não pode controlar durante a jornada de um certame. E o estudante precisa aceitar isso o quanto antes se ele deseja controlar sua ansiedade durante concursos.

É comum que um concursando se preocupe, durante a preparação e a prova, com coisas que ele não tem controle. Dentre elas o nível de conhecimento dos outros inscritos no concurso, as questões que vão cair, não esquecer absolutamente nada que estudou, etc.

A falta de controle de fatores como esses pode gerar angústia e ansiedade no concursando. Ele passa a ver esses fatores como ameaças sérias, e em seguida começa a ter pensamentos negativos, pessimistas. Ou seja, pensamentos que só geram mais ansiedade.

Claro, não é possível apenas desligar essa preocupação, mas ela não pode ser frequente. Como dica, o estudante pode mudar o foco ocupando-se com ações positivas e que vão ajudar ele na prova.

Dentre essas ações estão coisas como escolher boas técnicas de estudo e montar seu cronograma de preparação para a prova.

Fazendo isso, o estudante vai começar a ter melhores resultados e progresso nos seus estudos. O que vai aumentar sua autoconfiança e, por tabela, reduzir a sua ansiedade.

2 – Simulados e mais simulados

Outra boa dica para controlar a ansiedade durante concursos melhor é testar seus conhecimentos com frequência antes da prova.

Afinal, se ele vê claramente que seu conhecimento dos assuntos que vão cair na prova é cada vez maior, sua ansiedade e preocupação pela prova diminui naturalmente. Ou no mínimo ficam bem mais fáceis de se controlar.

E não tem melhor jeito de testar os conhecimentos antes de um concurso do que resolvendo questões e simulados.

Responder provas anteriores do mesmo concurso ajuda a identificar o nível de conhecimento do estudante. Além disso, também permite saber as matérias onde é forte e onde precisa estudar mais.

E na medida que ele vai aperfeiçoando e aprendendo mais, e tendo melhores resultados nos simulados, sua autoconfiança aumenta. E assim, controlar a ansiedade antes e durante o concurso se torna mais fácil.

3 – Aprenda a controlar seus pensamentos e tenha um momento próprio para se preocupar

Uma coisa que poucos concurseiros fazem para controlar sua ansiedade é controlar seus pensamentos.

A ansiedade vem justamente de pensamentos onde vemos cenários futuros potencialmente perigosos. No caso dos concursandos, geralmente são cenários onde ele por alguma razão não é aprovado no concurso.

Logo, se o concurseiro consegue controlar seus pensamentos, ele pode evitar os pensamentos que geram sua ansiedade excessiva.

Existem algumas formas de treinar o controle de pensamentos, uma delas é por meio da prática regular da meditação. Na internet é fácil encontrar diversas técnicas de meditação para gradualmente ganhar controle sobre os pensamentos.

4 – Pratique exercícios físicos durante a preparação para a prova

A atividade física é uma poderosa aliada para a saúde do corpo, mas também da mente. E ela pode ajudar muito estudantes que buscam controlar a ansiedade durante concursos públicos.

Cientificamente é comprovado que a atividade física regular é capaz de ajudar no combate e controle ao stress e ansiedade.

Segundo um estudo feito Southern Methodist University, pessoas com quadros clínicos de ansiedade tem seus sintomas reduzidos com exercício físico. E para ter esses efeitos bastam apenas 150 minutos por semana de alguma atividade física moderada.

Ou seja, uma caminhada tranquila num parque calmo e relaxante, trinta minutos por dia durante cinco dias já é suficiente. Claro, a distribuição do tempo e dias de atividade física e o tipo de exercício é de escolha do estudante.

O importante é que ele faça algum exercício com regularidade para colher esses benefícios e assim controlar sua ansiedade mais facilmente.

5 – Tenha momentos de lazer para controlar a ansiedade durante concursos

Muitos concursandos acreditam que precisam estudar todo o tempo que tiverem para a prova. E que dessa forma terão muito mais chances de tirar uma nota alta no certame e assim conseguirem a aprovação.

E para garantir que quase todo o seu tempo será usado para os estudos, muitos se privam de qualquer lazer. Seja ele ir a uma festa, sair com amigos no fim de semana, jogar videogame, etc…

E o resultado disso na grande maioria das vezes é um acúmulo de stress, associado a ansiedade pela prova. Por isso, é recomendado que o concursando se permita momentos de lazer para aliviar esses estresse e ansiedade.

6 – Durma bem durante toda a preparação para o concurso

Por fim, uma outra coisa que um concursando pode fazer para controlar a ansiedade durante concursos é dormir direito.

Isso mesmo, nada de ficar esticando noites e mais noites estudando matérias e acabar dormindo mal.

Dormir bem ajuda tanto na saúde física quanto na saúde mental de uma pessoa. Diversas doenças e problemas podem ser prevenidos ou ter seu quadro melhorado com o hábito de dormir bem.

E um desses problemas é o da ansiedade.

Além disso, o estudo em si para o concurso só pode render o máximo de progresso se o estudante dorme bem. Portanto, é importante que o concursando cultive boas noites de sono se ele deseja ter uma ansiedade mais controlada.

Quer saber mais sobre como controlar a ansiedade ao fazer um concurso público?

Em breve, vamos trazer um post com dicas para controlar a ansiedade na véspera e no momento da prova. Para não perder este conteúdo, basta assinar a nossa newsletter e entrar para lista Vip.


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