Qual o melhor horário para estudar para concursos

Você sabe qual o melhor horário para estudar para uma prova de concurso público?

Muitos concurseiros que sonham com uma boa vaga no setor público tentam sempre estudar o maior número de horas possíveis. E é claro que montar uma agenda com um bom volume de horas para estudar é importante.

Mas é mais importante ainda saber qual o melhor momento do dia para alocar a agenda de estudos. Ou seja, saber qual o melhor horário para estudar que o concurseiro tem para se preparar.

O que é algo que varia de pessoa para pessoa conforme sua rotina, personalidade e até seu metabolismo.

Neste artigo, vamos mostrar porque é tão importante ter um horário preferencial para estudar pra concurso. E mais do que isso, como você pode descobrir qual é o seu melhor horário do dia.

Por que ter um horário para estudar é importante?

Antes de encontrar o seu melhor horário para estudar para concursos é importante entender o porquê de ter um horário para os estudos.

Para começar, estudar não é uma atividade que deve ser realizada a qualquer momento e em quaisquer condições. E a razão disso é muito simples, nem sempre estamos com a melhor disposição para estudar.

Você já tentou estudar depois de uma atividade rigorosa e cansativa, como exercícios físicos pesados? Ou ainda um dia extremamente atarefado no trabalho?

Se sim, provavelmente seus resultados não foram muitos bons não, é mesmo?

Quando se está cansado física e mentalmente, nossa capacidade de foco e concentração diminui muito. E sem essas duas capacidades funcionando bem, simplesmente o estudo não rende como deveria.

É por isso que muitos estudantes vivem reclamando que seus esforços para estudar o máximo de horas possíveis é inútil. Eles acabam estudando seus materiais como livros e cursos para concursos quando estão cansados.

O que é prejudicial como um todo e diminui sua capacidade de aprendizado, e por consequência suas chances nas provas.

Por isso, ter um horário para estudar estabelecido é importante. Com ele, é possível estudar na melhor condição e disposição do estudante. Ou seja, quando ele não está cansado, e quando seu metabolismo está na melhor condição do dia para esta atividade.

Metabolismo e ciclo circadiano: o que eles tem a ver com o melhor horário para estudar

O metabolismo é o responsável por, resumidamente, transformar e disponibilizar energia para o nosso organismo. E o ciclo circadiano é, basicamente, um relógio interno nosso, que regula o organismo.

Também chamado de ritmo circadiano, esse relógio é afetado pela luz solar e pelas fases de vigília e de sono.

Ele regula os níveis de energia no nosso corpo ao longo do dia. O que quer dizer que o ciclo circadiano é o responsável por você se sentir ou não bem disposto. Além disso, estudantes também devem prestar atenção nesse relógio do organismo por outra razão importante.

Cientistas descobriram que ele influencia na formação de memória, indispensável para o rendimento dos estudos.

Por isso, é fundamental descobrir em qual momento do dia o metabolismo e ritmo circadiano estão liberando o máximo de energia para o corpo. E então, definir neste ponto  o melhor horário para estudar para provas de concursos.

Qual o melhor horário para estudar

É bom deixar bem claro o seguinte:

É impossível determinar um único horário ideal para todas as pessoas estudarem para um concurso.

E a razão disso é simples, cada pessoa tem um metabolismo diferente, um ciclo circadiano diferente. E isso vai impactar nos níveis de energia, disposição, foco e concentração que ela terá ao longo do dia.

Já reparou que existem pessoas que têm mais disposição para trabalhar ou estudar durante a noite? E outras conseguem render mais nessas atividades quando as realizam durante o dia?

Isso acontece porque existem, basicamente, três tipos de pessoas no mundo quando a questão é seu momento mais produtivo do dia.

  • Matutinos: que dormem e levantam bem cedo e tem um rendimento melhor para trabalho e estudo durante a parte da manhã;
  • Vespertino: que costumam dormir no começo da madrugada e levantar por volta das 10 horas, tendo seu momento mais produtivo entre o começo da tarde e durante a noite;
  • Indiferentes: são os que conseguem ser produtivos nas suas atividades em diversos horários, de acordo com a sua rotina.

Como identificar o melhor horário para estudar

Encontrar o seu horário ideal para estudar não tem mistério. Tudo que o estudante precisa fazer é identificar qual o momento do dia em que se é mais produtivo.

E uma das formas de descobrir isso é respondendo questionários de matutinidade-vespertinidade.

Esse tipo de questionários conseguem identificar com uma boa precisão se a pessoa é mais produtiva durante o dia ou na parte da tarde e noite. E como você já sabe, ter conhecimento sobre esse momento de pico da produtividade é essencial para o rendimento dos estudos.

Outra forma, um pouco mais demorada, para encontrar o seu melhor horário de estudo é observar seus níveis de energia.

Durante quinze dias o estudante deve prestar atenção a sua rotina diária e também a como ele se sente em termos de energia e disposição. E a cada dia observado é preciso que o estudante de concurso anote precisamente os momentos e horários em que ele é mais produtivo.

Seja no trabalho, no estudo para a prova do concurso, etc…

Com base nessas observações anotadas é possível facilmente encontrar o horário do dia em que o estudante é mais produtivo. E sabendo qual é esse horário, tudo o que precisa em seguida é fazer dele o horário de estudos para o concurso.

Ou seja, alocar nesse horário a sua rotina ou cronograma de estudos. Pois é nessa faixa de tempo que o estudante consegue se manter mais focado e melhorar sua aprendizagem.

Gostou desse conteúdo e quer saber ainda mais sobre as melhores práticas para estudar e ser aprovado em concursos públicos?

Então assine a nossa newsletter e receba notificações de novos artigos diretamente na sua caixa de entrada.


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!