Glossário para Concursos 1ª Parte: conceitos essenciais para concurseiros

Ter um glossário para concursos é uma das primeiras coisas que os concurseiros iniciantes precisam garantir ao montar seu plano de estudos.

A área de concursos públicos, principalmente no Brasil, é cheia de termos técnicos não muito comuns. E que a grande maioria dos concurseiros que estão no começo dos seus estudos e certames, desconhece totalmente.

Porém, é importante que tais termos sejam aprendidos na maior quantidade possível. Pois eles permitem ao concurseiro nortear de forma mais eficiente o seu preparo para a prova.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com vários dos principais termos técnicos no setor de certames públicos. Por isso, preste muita atenção às próximas linhas e comece a formar o seu próprio glossário para concursos.

Ampla Concorrência: a “pegadinha” do glossário de concursos

O termo de ampla concorrência é uma das pegadinhas dentro de todo glossário para concursos.

Isso porque o termo é entendido por muitos estudantes como vagas abertas para todos os candidatos. No entanto, a verdade é que as vagas para ampla concorrência são aquelas não reservadas a pessoas hipossuficientes, portadoras de deficiências, negras e indígenas.

Autodeclaração

A autodeclaração é um documento em que os candidatos prestam declaração sobre si mesmos referentes a identificação de algo.

No meio dos concursos públicos, a autodeclaração normalmente é feita para atender pré-requisitos de cor e de raça. Serve para fazer a distinção de candidatos em relação a cotas raciais e sociais, por exemplo.

No Brasil, a Autodeclaração ocorre conforme critérios do IBGE.

Banca Organizadora

Outro termo essencial para qualquer estudante ter em seu glossário para concursos é a Banca Organizadora.

Ela nada mais é que a empresa contratada para organizar a seleção de pessoal para ingresso nas entidades públicas. Ela é formada por uma comissão de professores e colaboradores que cuidam de todas as etapas do concurso.

Deste a criação dos editais quanto à criação de questões para provas, aplicação das provas e correção final.

Cadastro de Reserva

Alguns concursos públicos têm divulgado em seu edital, que os aprovados formarão o cadastro de reserva. Que serão candidatos que ficam em espera para serem convocados assim que surgir uma vaga na instituição do concurso.

Ao fazer parte de um cadastro de reserva, o candidato fica à espera do surgimento de vagas. Por exemplo, é comum que concursos do banco do brasil tenham preenchimento de cadastro de reserva.

Sendo assim, concurseiros que são aprovados para aguardar alocação imediata assim que vagas forem desocupadas. O cadastro reserva tem validade igual ao tempo de validade do concurso que o formou.

Caráter Classificatório

Mais dois termos de conhecimento obrigatório no glossário para concursos são o caráter das etapas de um certame público. Que são o caráter classificatório, e o caráter eliminatório.

Caráter Classificatório é uma das etapas presentes em um concurso público. Nelas, a ordem de classificação dos candidatos no concurso é definida com base na nota obtida dentro da prova de caráter classificatório.

Um exemplo, nas provas de conhecimentos específicos e básicos de muitos concursos, a ordem de classificação dos candidatos se dá conforme a nota obtida em cada prova e na pontuação final somada.

Caráter Eliminatório

O Caráter Eliminatório também é uma etapa presente em muitos concursos. E normalmente, boa parte das provas objetivas (questões de múltipla escolha) de um concurso, são de caráter classificatório e eliminatório.

Neste tipo de etapa, o candidato deve cumprir alguns requisitos mínimos para continuar no processo de seleção por meio do concurso. Por exemplo, muitas provas objetivas em concursos têm uma nota mínima de corte.

Caso o concurseiro não chegue a um número mínimo de pontos em uma prova, como conhecimentos específicos, básicos, redação, etc… Ele é sumariamente eliminado como candidato, da prova em questão e do concurso.

Vale pontuar que dependendo do concurso, não apenas provas objetivas de questões têm caráter classificatório e/ou eliminatório. Mas também provas de avaliação física, psicológica, investigação social, etc.

Edital

O Edital é um dos termos mais importantes para ter memorizado ao formar seu glossário para concursos.

Ele define nada mais que a “lei do concurso”. O edital é um documento que contém basicamente todas as regras acerca do concurso, do cargo e preenchimento de vagas.

No edital constam os conteúdos a serem estudados, como as provas serão realizadas, datas, locais, pontuação mínima, número de aprovados e vagas efetivas e para cadastro de reserva. A remuneração salarial, horário da jornada de trabalho, benefícios e outras regras também estão presentes.

O edital é fundamental para se preparar para o concurso público. A melhor versão sempre é para o concurso mais atual, mas é possível se antecipar com versões anteriores de uma mesma banca organizadora.

E assim, estudar antes do edital sair, ganhando vantagem sobre a concorrência.

Fator de Correção

O Fator de Correção é uma metodologia de contagem para a pontuação e nota final dos candidatos na avaliação das provas.

Nesse método, existe o padrão de anular um acerto de questão na prova para cada questão respondida de forma errada. O uso desse fator torna o concurso mais acirrado, incentivando que candidatos busquem acertar o máximo de questões possíveis.

Para assim, evitar que muitos erros reduzam drasticamente as notas finais.

Investigação Social

A Investigação Social é uma pesquisa realizada sobre a conduta e relacionamentos do candidato de um concurso público.

Ela pode envolver, no processo, análise de documentos, antecedentes criminais, conformidade ou não com obrigações civis e militares. Também pode haver entrevistas com familiares, vizinhos e amigos do candidato ou da candidata.

A finalidade dessa investigação é checar se existe risco intrínseco ao bom exercício da função pública por parte do aprovado. Ou seja, se o candidato ou a candidata aprovada oferece algum perigo uma vez dentro do cargo público do concurso.

E agora, já conseguiu começar o seu glossário para concursos?

Bom, saiba que essa foi a primeira parte deste conteúdo, logo traremos a parte dois com outros termos essenciais que você precisa conhecer.

Para conferir esse conteúdo em primeira mão, basta que você esteja na nossa newsletter VIP. Por lá, informamos sobre atualizações e matérias inéditas diretamente na sua caixa de entrada.


Comentários


CONCURSOS 2021: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2021: principais concursos previstos para o DF em 2021!