Dicas de Conteúdo #2: Profª Aline Rizzi

Olá, querido leitor!

Eu sou Aline Rizzi, professora da matéria mais legal de todas: Língua Portuguesa!

Essa é a minha segunda publicação aqui no DODF Concursos. Se você ainda não leu a primeira leia AQUI, nela eu falo sobre algumas dicas importantes que podem ajudar no estudo.

Hoje nós vamos ter um papo um pouco mais arrochado! ? Vamos revisar um pouquinho de conteúdo mesmo, pode ser? Eu acho que é bem importante sabermos quais conteúdos são relevantes na prova de gramática e como são cobrados pelas bancas examinadoras, por isso, vamos sempre fazer essa revisão.

Ah… e você também pode me sugerir algum assunto, meu nome é Aline e meu sobrenome é pronto! ?

E eu hoje escolhi um assunto que só despenca em qualquer prova: o verbo HAVER no sentido de EXISTIR, ACONTECER E OCORRER.

Então vamos começar a brincadeirinha!

Primeiro, guarde esses dois conceitos:

  1. O verbo haver no sentido de existir é impessoal, o que significa que não existe sujeito. Como o verbo sempre concorda com o sujeito, e, nesse caso, o sujeito não existe, então ele deve ficar no singular, pois não se ajustaria a ninguém. Ele é um verbo transitivo direto, logo, encontraremos o objeto direto.
  2. O verbo existir é pessoal, logo, há sujeito, por isso, haverá concordância. E ele um verbo intransitivo.

DICA DECISIVA:  Quando o examinador pedir para substituir um pelo outro, o que era objeto direto para o verbo “haver” virará sujeito para o verbo “existir” e o que era sujeito para o verbo “existir” virará objeto do verbo “haver”.  Haverá alteração sintática (a estrutura fica diferente, mas não há alteração de sentido).

Por exemplo:

  • Há vários problemas socioeconômicos no Brasil. ou
  • Existem vários problemas socioeconômicos no Brasil.

O grande cuidado que temos que tomar é com relação à concordância desses verbos!

Fique atento! Isso cai demais!!!!

Com carinho,
Professora Aline Rizzi