Carreira Bancária: 6 razões para fazer concursos bancários

Você sabe os principais motivos para fazer concursos de bancos e ingressar na carreira bancária pública?

Os concursos bancários são uma das melhores formas de se ingressar na esfera pública. Todos os anos, milhares de concursandos disputam vagas nessa área de concurso por todo o país.

Existem concursos de bancos com um volume tão grande de inscritos, que a proporcionalidade chega a ser de uma vaga para quatrocentos candidatos. Mas, o que torna esses concursos tão populares e disputados?

Pensando nisso, separamos neste artigo seis razões para disputar concursos dessa área e fazer sua carreira bancária pública.

1 – Salários iniciais satisfatórios

Vamos começar com a primeira das seis razões para prestar concursos de bancos e começar uma carreira bancária.

Todos os bancos públicos, sem exceção, possuem uma política de praticar salários iniciais bem satisfatórios. Mesmo sem somar os valores de benefícios auxiliares, o salário inicial de um banco público supera os da iniciativa privada.

Um exemplo é o salário inicial do BRB (Banco de Brasília) para os aprovados em concursos. No ano de 2019, esse salário começava em R$ 3.200,00, mas poderia chegar a R$ 5.000,00, conforme alguns critérios.

Dentre eles, o fato do concursando aprovado ter diploma de Mestrado ou Doutorado.

Vale apontar que esse salário é um exemplo do BRB, mas a maioria dos bancos públicos oferece salários bem próximos. Outro ponto é que esse salário geralmente é para os cargos mais baixos, como Técnico e Escriturário.

Conforme as promoções que o funcionário conseguir em sua carreira bancária, naturalmente passará a ganhar um salário maior.

2 – Jornada de trabalho menor

A segunda boa razão para fazer concursos bancários é a jornada de trabalho menor que o aprovado terá.

Enquanto os bancos da iniciativa privada cobram um mínimo de 40 horas semanais de trabalho, os públicos exigem apenas 30 horas. O que faz a carga horária de um banco público como o BB (Banco do Brasil) ser de apenas 6 horas diárias.

Esse tempo mínimo obrigatório é vantajoso de duas formas para o concurseiro aprovado. A primeira delas é que ele precisará trabalhar menos tempo. O que gera menos estresse e permite que ele aproveite mais tempo para seu lazer, estudo, etc.

E a segunda é que o tempo menor torna o valor da sua hora trabalhada mais alto. E isso é algo que qualquer profissional aprecia em sua carreira bancária.

Para facilitar os estudos => Lista de Apps para estudar para concursos

3 – Possibilidade de crescimento: indispensável em uma carreira bancária

Poder crescer onde se trabalha é o sonho de praticamente todo profissional. Quem não deseja ser promovido, ter reconhecimento e ganhar mais com o tempo?

Pois é, saiba que essas possibilidades são praticamente uma premissa básica nos bancos públicos. O que praticamente garante progresso e promoções para quem opta por seguir carreira bancária na esfera pública.

Os bancos costumam oferecer bons planos de carreira para os aprovados em concurso. E o melhor, a maioria das promoções é totalmente atrelada ao desempenho profissional do funcionário.

Sendo assim, optar por uma carreira bancária via concurso público e ser aprovado é um grande passo para quem deseja ascender profissionalmente.

4 – Participação nos lucros e benefícios na remuneração

Todo banco possui benefícios particulares para os que ingressam por meio de concursos públicos. Benefícios esses que geralmente aumentam a remuneração total recebida junto ao salário.

Em geral, alguns desses benefícios são:

  • Vale Transporte
  • Auxílio Alimentação
  • Cesta Alimentação
  • Vale Cultura

No entanto, todo banco público possui em comum o benefício da participação nos lucros do banco. Essa participação vale para os lucros obtidos pelo banco ao longo de um período de tempo.

Os lucros costumam serem distribuídos entre governo, funcionários e acionistas. No caso dos funcionários, a distribuição desses lucros está, geralmente, vinculada ao cumprimento de certas metas.

Os lucros podem ser distribuídos em dinheiro para os funcionários, mas nada impede outra forma de distribuição. Por exemplo, o Banco do Brasil distribui lucros tanto em dinheiro quanto em ações da empresa para seus funcionários.

Usando melhor o tempo: Técnica Pomodoro: saiba como usar ela nos estudos corretamente

5 – Planos de saúde e Previdência Privada

A quinta razão para fazer concursos de bancos públicos é o plano de saúde oferecido pela maioria deles.

O Banco do Brasil é um deles, onde oferece o plano de saúde para seus funcionários através do BB Seguro Saúde. Por meio dele, funcionários do Banco do Brasil conseguem ter acesso a consultas, tratamentos, etc… Tanto para si mesmo quanto para dependentes familiares como filhos e cônjuges.

Esse benefício é extremamente comum e é praticado por instituições como o Banco do Nordeste, Caixa e BRB.

Outro benefício de ingressar numa carreira bancária pública são os planos de previdência privada incentivada. Nela, o colaborador faz um aporte mensal para o plano de previdência, e o banco faz um aporte no mesmo valor.

Dessa forma, o acúmulo em sua reserva financeira para a aposentadoria é duplicado. No entanto, o limite dos aportes somados não pode exceder 12% do salário do servidor do banco.

Mesmo assim, a previdência privada incentivada pelos bancos é mais uma excelente razão para começar uma carreira bancária. Pois afinal, ela serve como um complemento importante à previdência do INSS.

6 – Auxílio nos estudos

Por fim, muitos bancos públicos auxiliam e incentivam a educação e capacitação de seus funcionários.

O Banco do Brasil, por exemplo, ajuda seus funcionários a pagar diversos cursos e formações. Entre eles estão cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

Também ajuda a pagar estudos de capacitação profissional como cursos de idiomas, técnicas de vendas, entre outros. Ou seja, ajuda o profissional a melhorar indefinidamente suas capacidades, e assim ter um melhor desempenho.

Pronto, agora você já conhece seis ótimas razões para começar a prestar concursos de bancos e ingressar numa carreira bancária.

Quer aprender mais sobre os concursos públicos dessa área? Receber dicas e técnicas para facilitar sua aprovação e, mais, saber os próximos concursos lançados pelos bancos?

Então entre para nossa lista e fique por dentro de tudo isso e muito mais.