Curso online ou presencial para concursos: qual o melhor deles

Para se preparar melhor para um concurso público, diversos estudantes costumam investir em cursos. Treinamentos onde o estudante recebe conteúdo específico para a vaga na qual vai prestar concurso.

Porém, no momento de adquirir um treinamento, uma dúvida frequente surge na mente de muitos concurseiros. Que é justamente qual a modalidade de treinamento que deve fazer, curso online ou presencial para concursos?

De fato, as duas modalidades possuem suas vantagens e desvantagens. De forma que fica difícil, principalmente para concurseiros iniciantes, escolher entre um ou outro.

Neste artigo vamos mostrar os pontos fortes e fracos de cada uma das modalidades. E com isso, ajudar quem está com dúvidas se deve fazer um curso online ou presencial.

Cursos online: vantagens e desvantagens

Para definir entre fazer um curso online ou presencial para concursos é preciso conhecer bem as duas modalidades. E vamos fazer isso a partir de agora, começando pela versão online dos cursos para concursos.

Esta é a modalidade mais recente para estudar para concursos públicos. Nela, todas as aulas são transmitidas por meio de uma plataforma digital e o aluno pode acessar o conteúdo através da internet.

Vantagens dos cursos online para concursos

A liberdade de estudar pela internet, de onde quiser, é com certeza uma das maiores vantagens dos cursos online. Pois ela dá uma praticidade incrível para o concurseiro que deseja poder estudar sempre que possível.

Tudo o que o concurseiro precisa para consumir o conteúdo do curso é ter um dispositivo como um computador, celular, tablet, etc, com acesso a internet.

Outra vantagem do curso online para concurso é que o estudante pode assistir às aulas no conforto da sua casa. E como elas já estão gravadas na plataforma do curso, pode rever os conteúdos quando quiser.

Por fim, entre as vantagens dos cursos online para concursos está a maior acessibilidade financeira.

Cursos online não precisam de estruturas físicas como salas alugadas. E o fato das aulas serem gravadas permitem vender as mesmas em escala infinita. Esses fatores ajudam para que o preço de um curso online seja frequentemente menor que um presencial.

Desvantagens dos cursos online

Agora é hora de conhecer as desvantagens dos cursos online para estudar para concursos.

A primeira delas é a falta de suporte direto dos professores para a resolução de dúvidas dos estudantes. E isso pode prejudicar o estudante pois essas dúvidas podem travar o aprendizado correto do conteúdo do curso.

Outro problema que alguns cursos online geram para o estudante é o da falta de material de apoio. Pois existem cursos que somente contem as aulas gravadas em vídeo, e mais nenhum material como apostilas e livros.

Além disso, um estudante de curso online muitas vezes estará sozinho em seus estudos. Não haverá ninguém para cobrar, incentivar ele a estudar. E isso pode fazer com que ele tenha uma certa “preguiça” de estudar pro concurso, ou pelo menos um desânimo.

E para vencer isso, só com uma grande quantidade de comprometimento e disciplina para os estudos.

Cursos presenciais: vantagens e desvantagens

Os cursos presenciais para concursos são ainda os preferidos de grande parte dos concurseiros. Claro, quando eles têm a possibilidade de escolher entre as duas modalidades.

Assim como os cursos online para concursos, os cursinhos presenciais também possuem seus prós e contras. Continue lendo para saber mais sobre as vantagens e desvantagens dessa modalidade.

Afinal, só dessa maneira é possível saber qual a melhor opção para um estudante: fazer um curso online ou presencial para concursos.

Vantagens dos cursos presenciais

Um dos pontos mais fortes e que atrai tanto a preferência nos cursos presenciais é sem dúvida a possibilidade de interação. Tanto com os demais alunos do curso quanto com os professores.

E falando em professores, esta é mais uma vantagem dos cursos presenciais. Pois eles permitem que, quando surja uma dúvida na mente do aluno, ela seja prontamente tirada pelos professores do curso.

As aulas dos cursos presenciais possuem data, horário e local determinados para acontecer. O que faz com que o estudante tenha um reforço no seu comprometimento e disciplina para com o curso.

Além disso, cursos presenciais geralmente contam com muito mais material de apoio ao estudante. Itens de estudos como livros e apostilas são muito frequentes nesta modalidade de curso preparatório.

Desvantagens dos cursos presenciais para concursos

Apesar de todas suas vantagens, os cursos presenciais também tem pontos negativos para os estudantes. E alguns deles são fatores importantes na hora em que um concurseiro precisa decidir entre um curso online ou presencial.

Um dos maiores problemas é, sem dúvidas, o gasto de tempo com deslocamento até o local das aulas. Principalmente em cidades grandes, onde é preciso pegar um ou mais meios de transporte para ir até o local do curso.

Outra desvantagem é que as aulas não podem ser assistidas novamente. Se você chegar atrasado ou faltar na aula, perdeu o conteúdo e a chance de tirar dúvidas com os professores.

Por fim, como os cursos presenciais demandam mais estrutura física e presença dos professores, eles costumam também ser mais caros. O que pode tornar difícil o seu acesso para muitos concurseiros.

Conclusão: fazer um curso online ou presencial para concursos públicos

Agora você conhece os prós e os contras de fazer um curso online ou presencial para concursos.

E por conta disso, já deve ter notado que é simplesmente impossível determinar qual o melhor deles para todos os concurseiros.

Cada pessoa é diferente, e possui preferências e necessidades diferentes das outras. E com base nisso, ela pode encontrar mais vantagens em estudar num curso presencial ou em um curso online.

Porém, de modo geral, os cursos online oferecem mais vantagens para quem busca praticidade e acessibilidade.

Afinal, é possível assistir às aulas sempre que quiser, do conforto de sua casa. Além de assistir às aulas de novo quando quiser, e tendo um preço mais acessível.

E se você quer conhecer alguns dos melhores cursos online disponíveis para concursos, confira nosso ranking atualizado abaixo.

➥ Quero conhecer o ranking dos melhores cursos online para concursos públicos do Brasil