Como fazer leitura dinâmica na prática: algumas técnicas para usar hoje mesmo

Você ainda não sabe como fazer leitura dinâmica ao estudar para provas de concursos públicos?

Então, sentimos dizer para você que está perdendo uma ótima técnica para potencializar os seus estudos. E assim, aumentar as chances de conseguir se aprovado no certame e conquistar um bom cargo público.

Como mostramos em um conteúdo recente, a leitura dinâmica é uma técnica para acelerar a velocidade de leitura. Sem comprometer, com o aumento de velocidade da leitura, a capacidade de compreender bem o que se lê.

Neste artigo, separamos algumas dicas e técnicas de como fazer leitura dinâmica na prática. E assim tornar a sua leitura muito mais rápida e eficiente.

Skimming: uma das melhores formas de como fazer leitura dinâmica

Vamos começar com uma das técnicas mais práticas e eficientes para a leitura dinâmica, o Skimming.

Essa técnica consiste em tentar escanear as informações principais e palavras-chaves de um texto durante a leitura. Ou seja, informações como o título do texto, nome do autor, assunto-chave, tópicos, etc.

Essa técnica de leitura dinâmica é muito eficiente para quem deseja primeiro identificar os pontos fundamentais de um texto. E em seguida fazer uma leitura mais aprofundada de pontos ainda mais específicos.

Em provas de concursos que envolvem a escrita de uma redação, o skimming também é muito útil. Afinal, ele pode ser usado para que o concursando encontre as informações essenciais que precisa tratar na redação rapidamente.

E assim economizar um tempo precioso durante a prova.

Porém, é importante entender que o skimming precisa ser feito com uma atenção redobrada para não perder pontuações que comprometam o entendimento do texto lido.

Scanning: maior foco nas palavras-chaves

Outra técnica muito eficiente na prática da leitura dinâmica é o Scanning.

O scanning é um modo de como fazer leitura dinâmica que consiste em passar os olhos por todo o texto com saltos maiores. E nesses saltos, buscar identificar com mais precisão as palavras-chaves do texto ou bloco de texto lido.

Muitas pessoas que praticam o scanning costumam pegar um bloco de texto por vez e varrer ele olhando pra cima e pra baixo. E fazem isso o mais rápido possível para conseguir escanear melhor o texto em busca dessas palavras-chaves.

Geralmente, é recomendado que se utilize o scanning e o skimming juntos. O scanning costuma ser feito primeiro nesses casos, pois consiste apenas em visualizar e identificar termos chaves para o texto.

Evite pronunciar o que você lê

Essa não é uma técnica, mas uma dica poderosa de como fazer leitura dinâmica corretamente.

A grande maioria das pessoas tem o costume de pronunciar o que está lendo. Essa pronúncia do que se lê pode ser em voz alta, mexendo a boca ou até mesmo apenas mentalmente.

No fim das contas o resultado dessa prática, que é um costume totalmente involuntário depois de desenvolvido, é o mesmo. A pessoa passa a gastar muito mais tempo para ler um mesmo bloco de texto.

Essa prática quase sempre impossibilita que a pessoa consiga ler com verdadeira rapidez. E assim, desenvolver a capacidade de leitura dinâmica verdadeira se torna muito difícil.

Mas não é apenas na velocidade de leitura que a pronúncia do conteúdo atrapalha. Como o cérebro fica dividido entre ler e interpretar a informação e pronunciar termo a termo o que ele lê, a concentração e o foco se dispersam.

E com isso, a capacidade de compreensão do texto pode ficar comprometida, influenciando no aprendizado do estudante de concursos.

Por isso, é fundamental trabalhar de modo prático para eliminar o hábito de pronunciar o que se está lendo.

Treinar os olhos para dar saltos maiores

Quando lemos um texto, nossos olhos fazem um movimento de saltos sobre a folha.

Esses saltos ocorrem cerca de 300 vezes no máximo por minuto. E em média, nós só conseguimos compreender apenas três palavras em cada trecho de texto que captamos a cada salto.

Um problema muito recorrente em relação aos saltos é que temos o costume de captar menos que três palavras por trecho. E além disso, damos saltos ao longo de cada linha de texto para passar para a próxima.

Agindo dessa forma, nós perdemos muito tempo no estudo de um livro ou a apostila de um curso para concurso por exemplo.

Por isso, uma dica para ler mais rápido é começar a treinar os olhos para dar saltos maiores. Tanto em relação ao número de linhas vistas por vez, quanto na captação de palavras por salto.

Isso pode ser feito por meio do treinamento de ampliação da visão periférica. E é possível encontrar diversas formas de treinar o ampliamento da visão periférica em materiais gratuitos na internet.

Outra forma de como fazer leitura dinâmica dando saltos maiores é visualizar cada linha como dividida em três blocos. Onde você vai usar técnicas de skimming e scanning e dividir a frase em começo, meio e fim.

Vale ainda, para ampliar ainda mais o salto dos olhos escrever frases espaçadas e ler elas, como as abaixo.

A taxa de inflação deve ficar em 4,2% este ano.

A taxa                 de inflação deve ficar           em 4,2% este ano.

A taxa de inflação                  deve ficar em                 4,2% em ano.

Mais que ler rapidamente, você precisa do conhecimento certo para passar no concurso

Agora você conhece algumas dicas e técnicas de como fazer leitura dinâmica na prática.

Mas nada disso adianta se você não tem acesso a materiais e cursos de qualidade para estudar para o seu concurso.

Não é mesmo?

Um dos nossos maiores objetivos é garantir que concursandos tenham acesso aos melhores materiais possíveis de forma acessível.

O Gran Cursos Online é uma das melhores instituições para quem deseja se preparar para concursos no país. Alguns deles podem ser acessados com um cupom especial que dá 30% de descontos nos treinamentos.

Quer saber mais sobre os cursos do Gran Cursos Online? Temos um Cupom Exclusivo com 30% de Desconto para você. Então tudo que precisa fazer é clicar neste link aqui.


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!