Ansiedade em concursos: de onde vem e o que você pode fazer para evitá-la

Você anda tendo problemas para lidar com a ansiedade em concursos?

Um drama vivido por grande parte dos estudantes de concursos é a ansiedade antes e durante a prova. Algo comum, que praticamente todo concurseiro tem, só que em alguns casos pode ser um problema que incapacita totalmente o estudante.

Por isso, saber como lidar, controlar e reduzir essa ansiedade é uma necessidade quase obrigatória ao fazer concursos. Mas para poder fazer isso, é preciso entender a fundo o problema.

Pensando nisso preparamos este conteúdo, onde vamos mostrar o que é a ansiedade em concursos. E mais que isso, vamos mostrar como ela surge, de onde vem, além de dar algumas dicas para evitar ou reduzir esse problema.

Entendendo o conceito geral de ansiedade

Para aprender como lidar ou controlar a ansiedade em concursos é preciso primeiro entender como ela é realmente. Para isso, nada melhor que começar entendendo o que de fato é a ansiedade.

Cientificamente, ansiedade é um distúrbio mental comum aos seres humanos que gera um estado de agitação interior. Essa agitação por sua vez é desenvolvida a partir de uma emoção como a preocupação por conta de eventos antecipados.

Em outras palavras, a ansiedade é a sensação desagradável de preocupação por alguma coisa que ainda não aconteceu. A ansiedade tende a se manifestar sempre que uma pessoa identifica uma situação perigosa ou potencial ameaça futura em relação a algo de si.

O que é a ansiedade em concursos afinal

Agora que você já deve ter entendido o conceito de ansiedade, vamos explicar como ela se insere no mundo dos concursos.

A ansiedade em concursos nada mais é que a manifestação de sensações de preocupação e inquietação em relação a prova. Ou seja, é quando um estudante apresenta um estado de preocupação antecipada diante da prova do concurso.

Esse tipo de ansiedade, assim como qualquer outra, é perfeitamente normal. No entanto, o concurseiro deve ser capaz de manter essa ansiedade sob controle, pois em níveis altos ela pode prejudicar o desempenho na prova.

Na verdade, a ansiedade em concursos descontrolada pode incapacitar o estudante e eliminar suas chances de fazer uma boa prova. O que consequentemente levará o estudante a não conseguir ser aprovado e conquistar uma das vagas do concurso.

Como surge a ansiedade em concursos

A ansiedade em concursos surge a partir da preocupação que um concurseiro tem de não ser aprovado no concurso.

O objetivo principal de qualquer concurseiro é ser aprovado e conquistar a vaga do edital. Ele visa sempre, principalmente, a estabilidade do emprego, remuneração salarial, benefícios do cargo. Em outras palavras, ele tem por objetivo a transformação e melhora na sua qualidade de vida.

E assim, qualquer ameaça a realização desse objetivo causa preocupação, ansiedade nele. Logo, a ansiedade em concursos surge sempre que aparece uma ameaça potencial que o impeça de realizar seu objetivo com o concurso.

Algumas dessas potenciais ameaças que levam um concurseiro a estados de ansiedade podem ser:

  • Esquecer as respostas das questões, o famoso temor de dar um branco na hora da prova;
  • O tempo disponível para estudos e preparação para o concurso não ser suficiente para aprender o bastante para ser aprovado;
  • Assuntos que o concurseiro não estudou, ou que nem estavam previstos no edital, caírem na prova;
  • Ter um número muito grande de candidatos inscritos no concurso e, no meio desses inscritos, existirem candidatos muito mais preparados que o concurseiro.

Todas essas potenciais ameaças podem causar estados de ansiedade em um concurseiro. É algo normal, mesmo quando ele estuda usando as melhores técnicas de estudos para concursos e tem um cronograma de estudos bem planejado.

Está tudo bem em ter essa ansiedade, porém ela deve ser controlada ou reduzida ao máximo. Mas antes de aprender como fazer isso, é importante ter certeza de que a sua ansiedade com o concurso está em um nível prejudicial.

Algumas formas de identificar ansiedade em excesso

A ansiedade em concursos pode ser identificada com uma observação do concurseiro de seu estado emocional. Se ele se sente aflito e preocupado com duas ou mais das potenciais ameaças que falamos acima.

Sendo este o caso, o concurseiro está sofrendo com a ansiedade. No entanto, o que ele precisa saber realmente é se a sua ansiedade está em um nível excessivo.

E para saber isso, ele deve observar se tem apresentado sintomas como:

  • Insônia recorrente;
  • Sensação de pessimismo com tudo e pensamentos negativos em relação ao concurso que se aproxima;
  • Sensação de sufocamento, falta de ar e respiração ofegante quando pensa sobre a prova;
  • Tensão muscular e espasmos oculares;
  • Medo e preocupação constante, tanto em relação ao momento da prova como antes da divulgação do resultado.

Concurseiros que apresentam alguns desses sintomas precisam trabalhar no controle da ansiedade imediatamente. Pois do contrário, essa preocupação excessiva pode comprometer sua capacidade de fazer uma boa prova.

Dicas rápidas para diminuir ou controlar a ansiedade em concursos

Para controlar ou reduzir a ansiedade em concursos é fundamental que um estudante tome algumas ações.

Uma das mais essenciais é a de melhorar seus hábitos de vida, especialmente melhorar a qualidade do sono. Pois uma pessoa que dorme bem consegue naturalmente melhorar quadros de ansiedade.

O mesmo vale para a prática regular de exercícios físicos. Mesmo uma simples caminhada em um parque ou praça já ajuda a reduzir a ansiedade.

Resolver simulados também é uma forma de conferir e ratificar que o concurseiro está aprendendo. Dessa forma, ao ver o progresso de seus estudos a preocupação antecipada com a prova fica sob controle.

Ter um bom planejamento e rotina de estudos, aliados a uma boa gestão de tempo, também ajuda na redução da ansiedade pela prova.

Por fim, o estudante também deve dar a si mesmo momentos de lazer para reduzir e controlar sua ansiedade.

Gostou deste conteúdo e quer saber ainda mais sobre concursos? Então assine nossa lista vip para receber conteúdos exclusivos com dicas e técnicas que vão te ajudar a passar em concursos públicos.