Dicas de Estudo #5: Profª Aline Rizzi

Olá, eu sou Aline Rizzi, professora da matéria mais legal de todas: Língua Portuguesa!

Essa é a minha quinta publicação aqui no DODF Concursos. Se você ainda não leu as outras duas publicações recomendo que as leia aqui.

Agora que você já me conhece um pouco melhor vamos para o nosso texto de hoje.

Eu sempre recebo esse tipo de mensagem: “Professora, o meu problema é só a gramática. Eu não me preocupo com a interpretação de textos.”

Tome muito cuidado com esse pensamento!

Quase 30% das questões de diversas bancas têm sido de interpretação de textos.

Eu tenho dito para meus alunos que quem diz que não se preocupa com a parte de interpretação de textos é o aluno inocente ou desavisado.

Quando a gente pensa, por exemplo, em provas realizadas pela banca Cebraspe, o maior índice de erros cometidos pelos candidatos não tem sido na gramática, mas na interpretação. Cuidado!!!

Na minha humilde opinião, interpretar textos é muito mais difícil do que resolver questões de gramática (e olha que eu não trabalho, só dou aula, só de domingo a domingo, há quase 20 anos, e leio só o tempo todo!).

Mas o defeito não está em mim, o problema é que ora os examinadores colocam textos muito complexos, com períodos muito longos, na ordem inversa e com um vocabulário muito difícil.

E são textos com temas difíceis, como de economia, filosofia, direito, sociologia, literatura, poesia… E, eu sei que não é o seu caso, mas muitas pessoas hoje não têm o hábito da leitura, ou leem apenas notícias de facebook, instagram etc…

Infelizmente estão lendo menos e textos cada vez mais simples.

Temos de ter em mente que interpretar textos é trabalhar com o mundo do texto e não com as informações que existem no mundo real. Nunca será o que você pensa ou o que você leu em outro momento da vida: a resposta deve estar no texto!

Sempre pense o seguinte: se eu tivesse de escrever um recurso questionando o gabarito dessa questão, qual parte do texto eu pegaria? Você sempre deve justificar sua resposta com trechos do texto, com informações expressas ou subentendidas.

?Um conselho que eu dou: tome muito cuidado com a parte de interpretação, resolva muitos itens e escolha textos mais difíceis, pois essa tem sido a realidade da maioria das bancas.

Não seja autoconfiante nesse aspecto, pois o preço pode ser alto: seu contracheque pelo resto da vida!!!

Com carinho
Professora Aline Rizzii