O que é Passo Estratégico do Estratégia Concursos? Como funciona?

No início desse ano (2019) o Estratégia Concursos lançou um plano de Assinatura Ilimitada que dá acesso a mais de 9.000 cursos.

Na Assinatura Ilimitada do Estratégia Concursos você terá visualizações ilimitadas dos vídeos, Download ilimitado dos PDFs, Fórum de dúvidas, Monitorias ao vivo e diárias, acesso a Simulados inéditos e acesse à Trilha Estratégica.

O Estratégia Concursos inovou e trouxe dois opções de assinaturas, 12 e 24 meses. Isso mesmo você poderá ter acesso a 2 anos de todos os cursos que o Estratégia já possui e dos que serão lançados. O plano de 2 anos é uma ótima oportunidade para preparação a longo prazo.

Uma das grandes novidades apresentadas pelo Estratégia é o Passo Estratégico que está disponível apenas no plano de assinatura de 2 anos.

Como é algo novo, muita gente ainda tem dúvidas sobre o que seria exatamente o Passo Estratégico. Então aqui, neste artigo, você irá esclarecer as suas dúvidas: O que é o passo estratégico do estratégia concursos? Como funciona o passo estratégico do estratégia concursos?

O que é o Passo Estratégico do Estratégia Concursos?

O Passo Estratégico é um método de revisão, que ajuda o aluno a aprimorar a retenção do conteúdo, com base naquilo que é mais cobrado pela banca específica do concurso.

Umas das coisas que mais acontecem na hora da prova é errarmos questões simplesmente porque nos esquecemos de um conceito ou um detalhe do conteúdo.

Para evitar que isso aconteça, faz-se necessário realizar inúmeras revisões durante a preparação.

E como muita gente possui dificuldade em realizar boas revisões, o Estratégia Concursos criou a metodologia do Passo Estratégico!

A ideia do Passo Estratégico é proporcionar uma revisão de alto nível, para que você chegue na prova lembrando de tudo!

O material é produzido por especialistas em cada uma das matérias, com farta experiência em concursos públicos. Essa equipe é composta por aprovados em cargos da estrutura dos órgãos de mais alto nível da Administração Pública, como Receita Federal, fiscos estaduais e municipais, Tribunais de Contas, Tribunais do Poder Judiciário, Polícias Federal e Rodoviária Federal, dentre outros.

Como Funciona o Passo Estratégico do Estratégia Concursos?

O material é apresentado integralmente na forma escrita, consistindo de PDFs enxutos (na média, possuem cerca de 30 páginas, otimizando o tempo do aluno).

Cada assunto de uma dada matéria é abordado de acordo com os seguintes tópicos:

  • 1) Análise Estatística

Exposto o grau de importância do assunto tratado, com base na análise estatística de questões aplicadas pela banca na área do concurso.

  • 2) Análise de Questões

Aqui o Estratégia mostra e comenta questões da banca para mostrar como o assunto é cobrado em concursos similares, numa quantidade que permita ao aluno revisar os principais pontos do assunto.

  • 3) Orientações de estudo (checklist de revisão)

Aqui é apresentado um roteiro e/ou checklist que assegure que o assunto seja totalmente revisado pelo aluno.

  • 4) Pontos a destacar

Aqui é destacado os principais pontos do assunto – aqueles que, geralmente, os alunos possuem dificuldades ou que a banca busca confundir os candidatos em prova – inclusive sob a forma de resumos, tabelas, diagramas e mapas mentais.

  • 5) Questionário de revisão

A técnica de auto explicação (explicar determinado conteúdo a si mesmo) é uma das melhores técnicas de retenção de conteúdo, mas muita gente tem dificuldade em aplicar essa ferramenta.

Por isso, ao final de cada aula do Passo, apresentamos um questionário de revisão contemplando questões subjetivas sobre os principais pontos do assunto, para que você eleve seu nível de compreensão e retenção de conteúdo a um patamar mais elevado.

  • 6) Simulados de questões inéditas

A cada duas ou três aulas de conteúdo, disponibilizamos um simulado de questões inéditas, no estilo da banca do seu concurso. São muitos simulados!

Qual a Diferença entre o Curso Regular e o Passo Estratégico?

São materiais completamente distintos.

A didática utilizada no curso regular proporciona ao aluno que nunca tenha visto o conteúdo conseguir compreendê-lo no nível que o permita resolver as questões do concurso.

Assim, para atingir esse objetivo, os cursos regulares são disponibilizados na forma escrita e em vídeo, numa linguagem mais descritiva.

No Passo Estratégico do Estratégia Concursos, a linguagem utilizada é bem mais direta, porque parte da premissa de que o aluno já estudou o conteúdo pelo menos uma vez, já que o objetivo é revisar a matéria (e não aprendê-la, como nos cursos regulares).

Além disso, o Passo Estratégico é disponibilizado apenas na forma escrita, em formato próprio (conforme já dito anteriormente).

Quando vale a Pena Adquirir o Passo Estratégico?

Uma das boas práticas de preparação para concursos é não esperar terminar todo o conteúdo para começar a revisá-lo.

Assim, você já pode utilizar o Passo na sua primeira revisão de conteúdo, assim que terminar o primeiro assunto de uma dada matéria.

Obviamente, no início da preparação, o tempo destinado às revisões é menor que aquele empregado no avanço das matérias, de modo que o aluno pode acabar não fazendo tanto uso do Passo Estratégico no início de sua jornada.

Por outro lado, com o avançar do conteúdo, o aluno passa a dedicar mais tempo às revisões e, assim, acaba fazendo um uso mais intenso do Passo Estratégico.

O Passo Estratégico é Suficiente?

É importante frisar que o Passo Estratégico deve ser utilizado para auxiliar a revisão, como complemento ao material regular, não em sua substituição.

Assim, para uma boa revisão, o aluno deverá utilizar o Passo Estratégico em conjunto com seu material teórico grifado e suas anotações.

Portanto, o Passo Estratégico não deve ser visto como um atalho ao curso regular, não sendo pretensão do Estratégia que o “Passo” seja “suficiente” a permitir a aprovação dos alunos.

Todavia, em algumas matérias menos extensas e desde que o aluno possua uma boa base no conteúdo, é possível estudo direto pelo Passo Estratégico, com a suficiência necessária à aprovação, embora não seja a recomendação ou pretensão do Estratégia Concursos.

Qual a Diferença do Passo Estratégico para a Trilha Estratégica?

São completamente diferentes!

A Trilha Estratégica é material que indica a sequência de tarefas de estudo que proporcionam uma preparação de alto rendimento, levando em conta, para um determinado concurso, o custo x benefício de cada matéria e a incidência de cada assunto nas questões da banca.

Ou seja, não se trata de um material a ser estudado, mas de um guia de estudos para se fazer uso otimizado dos materiais e ferramentas de preparação disponibilizados e/ou indicados pelo Estratégia Concursos (Cursos Regulares, Passo Estratégico e TecConcursos, por exemplo).

Na Trilha Estratégica o aluno terá indicação de estudos por Ciclos de Estudo, que é uma técnica poderosíssima de estudos. O Ciclos de Estudo será sugerido semanalmente de acordo com o seu perfil.

O aluno também encontrará sugestão das disciplinas a serem estudadas em cada ciclo e momento de preparação, apontamento de sequência de estudo em cada disciplina.

Por sua vez, conforme já dito, o Passo Estratégico é um método de revisão, contemplando conteúdo que efetivamente deve ser estudado pelo aluno.

Espero que após essa leitura você tenha entendido os benefícios do Passo Estratégico.

O Passo Estratégico já está disponível para os principais concursos!

E para encerrar, vou deixar abaixo um breve resumo do que o Passo Estratégico oferece:

Como você já sabe é um poderoso método de revisão e treinamento de simulados. Os PDFs do Passo Estratégico são enxutos, com poucas páginas, contendo:

  • simulados de questões inéditas no estilo da banca (1 simulado a cada 3 assuntos revisados);
  • orientações de estudo e exposição dos pontos mais importantes do conteúdo;
  • questões comentadas da banca específica do concurso;
  • análise estatística dos assuntos mais cobrados; e
  • roteiro de perguntas e respostas subjetivas que facilitam a memorização (método da interrogação elaborativa).

O Passo Estratégico te proporciona mais esses benefícios:

  • Memorização mais efetiva do conteúdo;
  • Compreensão melhor de alguns pontos da matéria; e
  • Priorização dos assuntos mais cobrados pelas bancas.

Para saber mais dos benefícios da Assinatura Ilimitada do Estratégia Concursos clique no link abaixo:

> Assinatura Ilimitada do Estratégia Concursos <<

Passo Estratégico de Revisão Concurso Receita

Como já mostramos ao longo deste artigo o Passo Estratégico é um método poderoso de revisão por meio de simulados, resumos e questões comentadas.

Após alguns meses, o aluno estará com a certeza de ter memorizado muito bem os conteúdos das matérias básicas do concurso.

Nesse momento, o produto está dirigido para o concurso de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, da examinadora ESAF. Portanto, o aluno vai saber de quais temas a ESAF mais gosta em cada matéria coberta pelo produto!

Falando especificamente de Raciocínio Lógico, você sabe quantas questões de lógica de argumentação cairam nos três últimos concursos de AFRFB? E em todos os concursos da ESAF dos últimos 5 anos? Será que ter essas informações ajuda no preparo para a prova?

No Passo Estratégico, o aluno vai receber relatórios de cada matéria que faz parte do pacote.

Os relatórios trazem, de maneira condensada, os pontos mais importantes da matéria para o certame em questão.

Ou seja, é uma maneira do aluno ir direto ao que interessa, revisar pontos importantes, pegar dicas de como a banca aborda tal assunto, o tipo de questão na qual determinado assunto é cobrado e o que é imprescindível saber para ir bem na prova, tudo isso de uma forma rápida, e em poucas páginas.

O foco do relatório é levar o aluno a ter resultados expressivos na prova com a sua leitura.

Assim, ao invés de se preparar para uma gama de assuntos que muitas vezes não são cobrados, o leitor se prepara com foco no resultado, indo direto aonde tem mais chance de ter retorno, tudo baseado em estatísticas e questões.

O que é o Passo Estratégico Receita Federal?

É um projeto inovador, cujos objetivos são:

  • Identificar os assuntos mais cobrados em provas anteriores da ESAF e que têm mais chance de cair na sua prova;
  • Resolver exercícios da banca cobrados no concurso da Receita Federal;
  • Intensificar a memorização dos conteúdos por meio do uso de perguntas e respostas subjetivas (técnica da interrogação elaborativa);
  • Simulados de questões inéditas seguindo as tendências da ESAF.

Quase que diariamente, é postado um PDF de revisão ou simulado na área do aluno. Cada PDF consumirá do aluno cerca de 1 hora a 1 hora e meia de estudos.

Caso você seja um iniciante a situação ideal, sem dúvida, é começar seus estudos pelos PDFs completos, pois são eles que vão ensinar a lógica e o “be-a-bá” de cada conteúdo.

O Passo Estratégico funciona mais como um arremate e um direcionamento.

No entanto, caso queira, o aluno pode, após estudar determinado PDF do curso completo, buscar a revisão por meio do PDF do Passo Estratégico relacionado àquele conteúdo que ele acabou de estudar no curso completo.

Por exemplo, ao terminar de estudar a aula de Direito Administrativo sobre “princípios da administração pública“, o aluno pode revisar o assunto por meio dos PDFs do Passo Estratégico que tratam deste assunto.

O PDF do Passo Estratégico sobre o assunto vai ter:

  • (1) levantamento estatístico sobre o quanto a ESAF costuma cobrar esse assunto em suas provas, vai ter um
  • (2) checklist daquilo que você precisa saber, vai ter as
  • (3) questões da ESAF sobre o assunto e vai ter um
  • (4) sistema de revisão do assunto por meio de perguntas e respostas subjetivas (que é muito bom para treinar para a discursiva ao mesmo tempo em que revisa o conteúdo estudado). Além disso, cada matéria do Passo será abordada ainda em PDF separado com
  • (5) simulados de questões inéditas seguindo a tendência da banca examinadora.

Assim sendo, no caso de um iniciante, é sugerido que teste os PDFs gratuitos do Passo Estratégico. Imprima-os e use-os nos seus estudos.

Se você gostar do resultado e achar que os relatórios do Passo podem ser utilizados simultaneamente aos cursos do Estratégia, então, ótimo, você pode adquirir o Passo.

Caso você ache que fica conteúdo demais, então, a sugestão é que não adquira o Passo e espere um pouco mais. Quando você estiver mais avançado nos estudos, aí será a hora ideal para você adquirir o Passo.

Se quiser conhecer o Pacote Passo Estratégico p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) – 2019. Clique aqui para e tenha acesso ao material.


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!