Você sabe como funciona e quais são as etapas de um concurso público? Neste artigo vamos destrinchar cada etapa que compõem o concurso, desde o anúncio até a nomeação!

Antes da publicação do edital de um concurso público, existe uma série de etapas que já ocorreram para que o edital fosse publicado e outras tantas etapas irão ocorrer após sua publicação, esse é um processo bem longo. Ao todo, o concurso público passa por diversos estágios, que vão desde o orçamento até a nomeação dos aprovados.

Vamos começar?

1 – Orçamento

O orçamento é a parte mais importante de qualquer concurso, seja ele federal, estadual ou municipal, uma vez que nenhum certame ocorre se não houver determinado orçamento para a impressão das provas e outros milhares de fatores importantes em um concurso público. Para que determinado prefeito, governador e/ou secretário possa anunciar um concurso é necessário que ele tenha um orçamento disponível para realizar o certame.

2 – Autorização do poder público

Logo após que a verba for definida, é necessário determinadas autorizações, como, por exemplo: em concursos federais, é necessário ter a autorização do Ministério da Economia; já em concursos estaduais e municipais, quem precisa autorizar é a Secretaria de Planejamento.

3 – Comissão do concurso

A Comissão Organizadora, como o nome já sugere, é um grupo de pessoas que vai ser responsável por organizar, planejar e acompanhar todas as etapas de um concurso. A comissão costuma ser composta por servidores de diversas áreas de órgão, autarquias ou empresas públicas, como técnicos, promotores, defensores públicos, analistas, procuradores, etc. É a comissão organizadora que fica responsável por escolher a banca que vai executar o concurso.

4 – Escolha da banca organizadora

A banca organizadora vai ser o órgão responsável por executar e aplicar todas as etapas do concurso, como as provas objetivas, discursivas, teste de aptidão física, teste médico e psicotécnico, entre outros. 

Algumas bancas que podem ser citadas como exemplo são Fundação Getúlio Vargas (FGV), Cebraspe, Fundação Vunesp, Instituto Mais, Consulpam, Instituto AOCP, entre outras.

5 – Publicação do edital

O edital é o documento central de qualquer concurso público, já que é nele que estarão reunidas as principais informações do certame. É nesse documento que você vai encontrar informações indispensáveis como a identificação da banca, a quantidade de cargos, a remuneração inicial, a descrição dos cargos, como suas tarefas e atribuições, os principais requisitos para que alguém tome posse do cargo, local, data e hora da inscrição e da realização das provas, além de também constar o valor da taxa de inscrição, o conteúdo programático, as etapas do certame e o prazo de validade do concurso. 

A publicação do edital geralmente ocorre primeiro no Diário Oficial da União ou dos Estado onde o concurso vai ser realizado, em seguida o documento é publicado também no site oficial da banca examinadora responsável pelo certame.

6 – Abertura das inscrições

Após algum tempo depois da publicação do edital, as inscrições para o concurso público são abertas. Elas são geralmente feitas pela internet, no próprio site da banca, mas também podem ser feitas presencialmente. No edital, estão todos os procedimentos que o candidato deve realizar para de fato estar inscrito no certame, como preenchimento de formulários, envio de documentos e pagamento da taxa de inscrição, caso o candidato não tenha direito à isenção de taxa.

7 – Aplicação das provas

A banca costuma aplicar a prova nos finais de semana, geralmente no domingo, mas existem casos de provas aplicadas no sábado também. Como dito anteriormente, existem as fases do concurso, como provas objetivas, discursivas, teste de aptidão física, curso de formação, entre outros. Em vista disso, você precisa ficar atento às datas corretas de cada fase do concurso. 

8 – Divulgação dos gabaritos

Após a aplicação das provas, a banca divulga o gabarito das avaliações, fazendo assim com que seus candidatos consigam saber suas notas e se foram classificados para a próxima fase ou não. 

9 – Avaliação psicotécnica

A avaliação psicotécnica ocorre geralmente para cargos que envolvem a segurança pública, como a Polícia Federal, por exemplo. Aspectos como controle emocional, capacidade de tomar decisões sob pressão e habilidades de relacionamento são avaliados nessa etapa.

10 – Avaliação Médica

A avaliação médica serve para comprovar para o órgão público que você irá trabalhar que você está apto e em boas condições de saúde para ter um ótimo desempenho no cargo que tomará posse. 

11 – Investigação social

A investigação social ocorre para verificar a conduta social e moral do candidato, acessando documentos, antecedentes criminais, comportamentos em empregos anteriores, relacionamento com a comunidade, entre outros. 

12 – Resultados

Após a aplicação das provas e da publicação do gabarito, a banca divulga o resultado oficial de quais candidatos foram aprovados e/ou eliminados, além da classificação de cada um. Caso você não concorde com o resultado, pode entrar com um recurso contra o resultado. 

13 – Pedido de recursos

Caso você entre com um pedido de recurso contra o resultado oficial, a comissão organizadora irá analisá-lo para, logo em seguida, dar uma resposta com base no pedido do requerente. 

Em situações onde o recurso é aceito a banca publicará uma versão retificada, do documento ao qual você entrou com recurso. Caso o recurso seja negado, o documento em questão não vai ser alterado.

14 – Homologação

Homologação nada mais é do que a confirmação de algo. Será através dessa etapa que você, candidato, estará ainda mais perto do cargo tão sonhado. Você pode ou não ser chamado imediatamente, já que a maioria dos concursos tem validade de 2 anos, então dentro desse período você poderá tomar posse.

15 – Convocação, nomeação e posse

Enfim chegamos nas fases finais do concurso, que são:

  • Convocação: em resumo, você é chamado para ocupar a vaga, seja por meio de um edital ou de uma publicação oficial.
  • Nomeação: nessa fase você é oficialmente reconhecido como funcionário público, após a publicação da nomeação no diário oficial.
  • Posse: e por último, mas não menos importante, você irá tomar posse do cargo, assinando determinados documentos ou até mesmo participando de uma cerimônia formal.

Nós do DODF te desejamos bons estudos e até a próxima