Concurso UnDF: Ibaneis sanciona a criação da Universidade do DF (UnDF) e anuncia concurso

O governador do DF Ibaneis Rocha (MDB) sancionou um Projeto de Lei que trata da criação da Universidade do Distrito Federal (UnDF). E além disso o governador aproveitou a ocasião para anunciar que no próximo mês abriremos um concurso público que vai ofertar 3500 vagas de trabalho na instituição.

O DF era uma das quatro unidades federativas do Brasil que não possuíam uma universidade estadual, ou melhor, distrital.

O ingresso na universidade distrital deve ser nos moldes da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) e da Escola Superior de Gestão (ESG), já que ambas serão integradas ao campus. Ou seja, 40% das vagas da nova universidade serão destinadas a alunos que concluíram a educação básica integralmente na rede pública. A cota racial, prevista na Lei Distrital nº 3788/2006, também será atendida.

O projeto de lei da UnDF começou a tramitar na Câmara Legislativa do DF em março de 2020 e vinha passando por emendas e debates entre os parlamentares distritais.

A expectativa é que a UnDF contribua para a meta de elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior prevista no Plano Distrital de Educação – PDE 2015-2024 (meta geral do plano: aumento de 65%), ajude a melhorar a qualidade da educação superior e amplie a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior do Distrito Federal.