O Instituto Brasil de Educação (IBRAE) divulgou a nova data de aplicação da prova para o cargo de Especialista em Assistência Social, especialidade Educador Social da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (SEDES), antiga Sedestmidh, deverá ser aplicada em 14 de abril, das 14h às 18h30.

A nova data foi divulgada no site do Instituto Brasil de Educação (IBRAE).

No comunicado, a banca recomendou que os candidatos aguardem a liberação do cartão do local de prova. O IBRAE, no entanto, não apresentou mais detalhes sobre a avaliação.

As novas datas para a aplicação das provas dos outros cargos serão anunciadas até a próxima segunda-feira (1º).

PROBLEMAS COM A APLICAÇÃO DAS PROVAS

As provas que foram aplicada no período matutino deveriam começar às 8h do último domingo (24). Porém, os candidatos que estavam na Universidade Paulista (Unip), na 913 Sul, só receberam as questões por volta das 9h.

Com o atraso, alguns concorrentes abandonaram as salas, exibiram provas nas janelas e usaram o telefone celular para trocar mensagens, fazer fotos e vídeos. Muitos pediam a anulação do certame marcado para este domingo (24).

Nos corredores, a suspeita é de que um malote tenha sido extraviado do bloco I.

Às 10h, muitas pessoas desistiram e foram embora revoltadas, com as provas em mãos. Outros problemas citados foram a falta de detector de metais, de policiamento e falha na fiscalização. “Não tinha fiscal nos corredores nem mesmo no banheiro. O que é de praxe em todos os concursos. Foi uma bagunça generalizada”, disse o candidato Paulo Mesquita.

Em algumas salas, os candidatos chegaram a responder as questões, mas foram avisados de que não havia cartão resposta para preencher.

A Polícia Militar informou que foi chamada após a notícia do cancelamento da prova, mas não houve necessidade de ação policial.

Nas redes circulam vários vídeos dos problemas ocorridos:

MAIS DE 50 MIL CANDIDATOS INSCRITOS

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (SEDES), antiga Sedestmidh, 53.748 candidatos se inscreveram no certame.

Foram 27.297 para os cargos de ensino médio e 26.451 para nível superior. Para o cargo de Educador Social, a pasta reservou 18 vagas para contratação imediata e 90 para formação de cadastro reserva.

A remuneração para a carreira é de R$ 3,5 mil, com jornada de 30 horas de trabalho semanais.

PROVAS DA TARDE FORAM SUSPENSAS

Já por volta do meio-dia, a banca organizadora suspendeu a prova marcada para o período da tarde. O exame ocorreria das 14h30 às 19h.

Em nota divulgada, a Secretária de Desenvolvimento Social informou que “é somente contratante da banca organizadora” e, portanto, “a responsabilidade da execução das etapas do exame é totalmente do Instituto Brasil Educação (Ibrae), contratado para a aplicação do certame“.

O comunicado divulgado pelo IBRAE ainda na manhã de domingo dizia: Em razão do atraso ocorrido na distribuição da prova na Universidade Paulista (UNIP) e do consequente tumulto causado por alguns candidatos, a direção do IBRAE decidiu suspender a prova que seria aplicada na tarde de hoje, de 14h30min às 19h, para os cargos a seguir.

Em breve, será divulgada a data da próxima prova, que poderá ser aplicada no dia 7 de abril de 2019.

NÍVEL SUPERIOR
Cargo: Especialista em Assistência Social
Especialidades: Educador Social

NÍVEL MÉDIO
Cargo: Técnico em Assistência Social
Especialidade: Cuidador Social e Agente Social

Veja abaixo o documento:

NOVAS PROVAS EM ABRIL

Em reunião com deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal o presidente do IBRAE, João Costa, após ser convocado a dar explicações sobre a realização do certame, informou que as provas serão reaplicadas nos dias 14 e 28 de abril.

A informação foi publicada no perfil do facebook do deputado Rafael Prudente. Veja abaixo:

Na reunião na CLDF o presidente do IBRAE garantiu que os candidatos não serão prejudicados e que haverá segurança para a realização das provas. E se comprometeu a divulgar o mais rapidamente possível um novo cronograma de realização das provas.

DESORGANIZAÇÃO NOS LOCAIS DE PROVA

Em Taguatinga, os candidatos fizeram fila no local da prova. Segundo eles, o portão do prédio não abriu às 7h, conforme o previsto.

A fila está dando a volta no quarteirão. Ninguém dá uma justificativa para nós“, disse um dos candidatos.

Na 913 Sul, no Plano Piloto, os candidatos esperaram nas salas. Segundo eles, não tinha detector de metal e uma hora e meia após o horário, a prova não havia iniciado.

Pessoas com deficiência visual também reclamam. Segundo o candidato Gustavo Júnior, todos os deficientes visuais foram colocados na mesma sala impossibilitando que pudessem receber o auxílio dos ledores.

PROVAS DA MANHÃ FORAM ANULADAS

Segundo a banca organizadora, ibrae, as provas do período matituno foram anuladas em razão do atraso ocorrido na distribuição da prova na Universidade Paulista (UNIP) e do consequente tumulto causado por alguns candidatos, a direção do IBRAE decidiu anular a prova cuja aplicação teve início na manhã de hoje, às 8, para os cargos a seguir.

Em breve, será divulgada a data da próxima prova.

Veja abaixo o comunicado oficial: