Chegou a hora de exercitar o seu conhecimento com as questões do Regimento Interno da CLDF (RICLDF) que nós preparamos para você.
Você já bem sabe que o concurso da Câmara Legislativa do Distrito Federal (Concurso CLDF 2017) já foi publicado.
Para ajudar na sua preparação, preparamos um simulado GRATUITO com questões sobre o Regimento Interno da CLDF RICLDF.
Esperamos que gostem deste conjunto de questões. Para críticas e sugestões, usem a área de comentários no final desta página.
Testem seus conhecimentos abaixo e bons estudos…
Ao terminar clique em “Ver Respostas” para saber quais questões acertou e quais errou.
Publique sua nota no ranking e compartilhe com seus amigos.
Resumo do Simulado
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
SIMULADO COM QUESTÕES DO REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL (CLDF) – CONCURSO CLDF
Você já fez este simulado anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este simulado, você precisa terminar, antes, este simulado:
Percentual
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Categorias
- Sem categoria 0%
Parabéns, você concluiu o simulado com questões da RICLDF. Conheça agora mesmo um exclusivo material com 200 QUESTÕES COMENTADAS.
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
- Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
1 pontosO Suplente de Deputado Distrital, quando convocado em caráter de substituição temporária, não poderá ser escolhido para os cargos da Mesa Diretora ou de Suplente de Secretário, nem concorrer para Presidente ou Vice-Presidente de comissão permanente ou temporária.
Resposta CorretaNesse caso, o Suplente não poderá ser escolhido para os cargos da Mesa Diretora ou de Suplente de Secretário, mas poderá concorrer para Presidente ou Vice-Presidente de comissão permanente ou temporária (Art. 30, § 3° do RICLDF).
RICLDF: Art. 30, § 3° O Suplente de Deputado Distrital, quando convocado em caráter de substituição temporária, não poderá ser escolhido para os cargos da Mesa Diretora ou de Suplente de Secretário, podendo, no entanto, concorrer para Presidente ou Vice-Presidente de comissão permanente ou temporária.Resposta ErradaNesse caso, o Suplente não poderá ser escolhido para os cargos da Mesa Diretora ou de Suplente de Secretário, mas poderá concorrer para Presidente ou Vice-Presidente de comissão permanente ou temporária (Art. 30, § 3° do RICLDF).
RICLDF: Art. 30, § 3° O Suplente de Deputado Distrital, quando convocado em caráter de substituição temporária, não poderá ser escolhido para os cargos da Mesa Diretora ou de Suplente de Secretário, podendo, no entanto, concorrer para Presidente ou Vice-Presidente de comissão permanente ou temporária. - Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
1 pontosDurante a discussão de uma matéria nas comissões, o autor do projeto e o relator poderão usar da palavra, por quinze minutos; os membros da comissão, por dez minutos; e os Deputados Distritais que a ela não pertençam, por cinco minutos, podendo ser encerrada a discussão, por deliberação da comissão, a requerimento de qualquer de seus membros, após falarem oito oradores.
Resposta CorretaVeja que os membros da comissão falam por cinco minutos e os deputados que a ela não pertençam, por três minutos (Art. 95, IX do RICLDF).
RICLDF: Art. 95, IX – durante a discussão, o autor do projeto e o relator poderão usar da palavra, por quinze minutos; os membros da comissão, por cinco minutos; e os Deputados Distritais que a ela não pertençam, por três minutos, podendo ser encerrada a discussão, por deliberação da comissão, a requerimento de qualquer de seus membros, após falarem oito oradores.Resposta ErradaVeja que os membros da comissão falam por cinco minutos e os deputados que a ela não pertençam, por três minutos (Art. 95, IX do RICLDF).
RICLDF: Art. 95, IX – durante a discussão, o autor do projeto e o relator poderão usar da palavra, por quinze minutos; os membros da comissão, por cinco minutos; e os Deputados Distritais que a ela não pertençam, por três minutos, podendo ser encerrada a discussão, por deliberação da comissão, a requerimento de qualquer de seus membros, após falarem oito oradores. - Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
1 pontosCabe à Mesa Diretora julgar, em última instância, recursos contra atos administrativos praticados por seus próprios membros ou por dirigentes de órgãos ou unidades da estrutura administrativa da Câmara Legislativa.
Resposta CorretaEsse é o exato teor do Art. 39, § 2°, XI, do RICLDF.
RICLDF: Art. 39, § 2° Na direção dos serviços administrativos, incumbe especialmente à Mesa Diretora: XI – julgar, em última instância, recursos contra atos administrativos praticados por seus próprios membros ou por dirigentes de órgãos ou unidades da estrutura administrativa da Câmara Legislativa.Resposta ErradaEsse é o exato teor do Art. 39, § 2°, XI, do RICLDF.
RICLDF: Art. 39, § 2° Na direção dos serviços administrativos, incumbe especialmente à Mesa Diretora: XI – julgar, em última instância, recursos contra atos administrativos praticados por seus próprios membros ou por dirigentes de órgãos ou unidades da estrutura administrativa da Câmara Legislativa. - Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
1 pontosA vacância em cargo da Mesa Diretora ocorrerá quando o titular licenciar-se, para tratar da própria saúde, por mais de noventa dias.
Resposta CorretaA vacância em cargo da Mesa Diretora ocorrerá quando o titular licenciar-se, para tratar da própria saúde, por mais de cento e vinte dias (Art. 47, II do RICLDF).
RICLDF: Art. 47. A vacância em cargo da Mesa Diretora ocorrerá quando o titular: II – licenciar-se, para tratar da própria saúde, por mais de cento e vinte dias.Resposta ErradaA vacância em cargo da Mesa Diretora ocorrerá quando o titular licenciar-se, para tratar da própria saúde, por mais de cento e vinte dias (Art. 47, II do RICLDF).
RICLDF: Art. 47. A vacância em cargo da Mesa Diretora ocorrerá quando o titular: II – licenciar-se, para tratar da própria saúde, por mais de cento e vinte dias. - Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
1 pontosEm nenhuma hipótese o Deputado Distrital poderá presidir reunião de comissão quando se debater ou votar matéria da qual seja autor ou relator.
Resposta CorretaEsse é teor do Art. 80 do RICLDF.
RICLDF: Art. 80. Nenhum Deputado Distrital poderá presidir reunião de comissão quando se debater ou votar matéria da qual seja autor ou relator.Resposta ErradaEsse é teor do Art. 80 do RICLDF.
RICLDF: Art. 80. Nenhum Deputado Distrital poderá presidir reunião de comissão quando se debater ou votar matéria da qual seja autor ou relator. - Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
1 pontosProclamado eleito o novo Presidente, quem estiver presidindo a sessão o convidará para assumir a presidência dos trabalhos, para eleição do Vice-Presidente, dos Secretários e Suplentes de Secretários.
Resposta CorretaEssa é a literalidade do Art. 10, XIV do RICLDF.
RICLDF: Art. 10, XIV – proclamado eleito o novo Presidente, quem estiver presidindo a sessão o convidará para assumir a presidência dos trabalhos, para eleição do Vice-Presidente, dos Secretários e Suplentes de Secretários.Resposta ErradaEssa é a literalidade do Art. 10, XIV do RICLDF.
RICLDF: Art. 10, XIV – proclamado eleito o novo Presidente, quem estiver presidindo a sessão o convidará para assumir a presidência dos trabalhos, para eleição do Vice-Presidente, dos Secretários e Suplentes de Secretários. - Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
1 pontosNa cerimônia de posse dos deputados distritais, apenas o deputado mais idoso será escolhido para prestar compromisso da tribuna, ao que os demais concordarão com “Assim o prometo”.
Resposta CorretaSerá o deputado mais jovem o responsável por isso (Art. 7°, § 3° do RICLDF).
RICLDF: Art. 7°, § 3° O Presidente convidará o Deputado Distrital mais jovem para, da Tribuna, prestar o seguinte compromisso: “Prometo cumprir a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Distrito Federal, observar as leis, desempenhar fiel e lealmente o mandato que o povo me conferiu e trabalhar pela justiça social, pelo progresso e pelo desenvolvimento integrado do Distrito Federal.”Resposta ErradaSerá o deputado mais jovem o responsável por isso (Art. 7°, § 3° do RICLDF).
RICLDF: Art. 7°, § 3° O Presidente convidará o Deputado Distrital mais jovem para, da Tribuna, prestar o seguinte compromisso: “Prometo cumprir a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Distrito Federal, observar as leis, desempenhar fiel e lealmente o mandato que o povo me conferiu e trabalhar pela justiça social, pelo progresso e pelo desenvolvimento integrado do Distrito Federal.” - Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
1 pontosO mandato do deputado se inicia com a diplomação, a partir de quando ele já poderá oferecer proposição, discutir e deliberar sobre matéria em tramitação.
Resposta CorretaO mandato do deputado se inicia com a posse, não com a diplomação (Art. 15, do RICLDF).
RICLDF: Art. 15. O exercício do mandato do Deputado Distrital inicia-se com a posse, cabendo-lhe, uma vez empossado: II – oferecer proposição, discutir e deliberar sobre matéria em tramitação.Resposta ErradaO mandato do deputado se inicia com a posse, não com a diplomação (Art. 15, do RICLDF).
RICLDF: Art. 15. O exercício do mandato do Deputado Distrital inicia-se com a posse, cabendo-lhe, uma vez empossado: II – oferecer proposição, discutir e deliberar sobre matéria em tramitação. - Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
1 pontosA sessão secreta poderá ter sua criação requerida pela maioria absoluta dos membros da CLDF devendo, necessariamente, ser aprovada por maioria absoluta do Plenário, em votação simbólica e pública.
Resposta CorretaO erro da questão está em dizer que a votação será simbólica, quando na verdade será nominal (Art. 121 do RICLDF).
RICLDF: Art. 121. Por proposta do Presidente ou a requerimento da maioria absoluta dos membros da Câmara Legislativa, com indicação precisa de seu objetivo, poderá ser realizada sessão secreta, mediante deliberação da maioria absoluta do Plenário, em votação nominal e pública.Resposta ErradaO erro da questão está em dizer que a votação será simbólica, quando na verdade será nominal (Art. 121 do RICLDF).
RICLDF: Art. 121. Por proposta do Presidente ou a requerimento da maioria absoluta dos membros da Câmara Legislativa, com indicação precisa de seu objetivo, poderá ser realizada sessão secreta, mediante deliberação da maioria absoluta do Plenário, em votação nominal e pública. - Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
1 pontosA Lei Orgânica do DF poderá ser emendada mediante proposta de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara Legislativa; do Governador; de cidadãos, mediante iniciativa popular assinada, no mínimo, por um por cento dos eleitores do Distrito Federal distribuídos em, pelo menos, três zonas eleitorais, com não menos de três décimos por cento do eleitorado de cada uma delas.
Resposta CorretaEssa é a previsão do Art. 139 do RICLDF.
RICLDF: Art. 139. A Lei Orgânica poderá ser emendada mediante proposta: I – de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara Legislativa; II – do Governador; III – de cidadãos, mediante iniciativa popular assinada, no mínimo, por um por cento dos eleitores do Distrito Federal distribuídos em, pelo menos, três zonas eleitorais, com não menos de três décimos por cento do eleitorado de cada uma delas.Resposta ErradaEssa é a previsão do Art. 139 do RICLDF.
RICLDF: Art. 139. A Lei Orgânica poderá ser emendada mediante proposta: I – de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara Legislativa; II – do Governador; III – de cidadãos, mediante iniciativa popular assinada, no mínimo, por um por cento dos eleitores do Distrito Federal distribuídos em, pelo menos, três zonas eleitorais, com não menos de três décimos por cento do eleitorado de cada uma delas.
Ranking de Pontuações: RICLDF
Posição | Nome | Data/Hora | Pontos | Percentual |
---|---|---|---|---|
Índice está carregando | ||||
Data não disponível | ||||
O DODF Concursos (Diário Oficial do Distrito Federal) é um site com notícias de concursos públicos municipais, estaduais e federais no país inteiro, com atualizações em tempo real e diversas vagas na carreira pública.