FUNDEP PUBLICA EDITAL DO CONCURSO CBMMG 2018

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) publicou o edital de abertura do concurso público para o corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (Concurso CBMMG 2018) do Quadro de Oficiais Bombeiro Militar (QOBM).

→ Cursos Online para Concurso Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBMMG)

O Concurso CBMMG 2018 será regido por este Edital e gerenciado pela Academia de Bombeiros Militar (ABM), por meio da Divisão de Concursos e Seleção, sendo a primeira fase executada pela Fundep.

EDITAL DO CONCURSO CBMMG 2018

VAGAS DO CONCURSO CBMMG 2018

Serão ofertadas 30 (trinta) vagas, sendo 27 (vinte e sete) vagas para os candidatos do sexo masculino e 3 (três) vagas para as candidatas do sexo feminino, conforme percentual definido no art. 3º da Lei Nº 22.415, de 16/12/2016.

O Cadete fará jus, durante o período do Curso, a remuneração com o valor inicial de R$ 5.769,42 (cinco mil setecentos e sessenta e nove reais e quarenta e dois centavos), abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor.

Descrição sumária das atribuições

Cadete BM: exerce atividade estudantil, em regime de dedicação integral e exclusiva ao CBMMG, e demais atividades internas e externas vinculadas à sua formação, durante o período de duração do curso, conforme o Regulamento de Ensino do CBMMG e outras normas afins.

Aspirante a Oficial BM: exercer atividades inerentes aos oficiais subalternos (Tenentes), com atribuições e deveres semelhantes, respeitadas as restrições previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes.

Tenente BM: trabalha em unidades do Corpo de Bombeiros Militar; entre outras atividades, atua em equipes de cooperação, sob supervisão de oficiais com patente superior, pode trabalhar em ambientes fechados, abertos ou em veículos, e em horários irregulares; está sujeito ao trabalho confinado, em locais subterrâneos ou em grandes alturas; trabalha, muitas vezes, sob pressão, em posições desconfortáveis por longos períodos, expostos a produtos químicos e materiais radioativos e tóxicos, ruídos, altas temperaturas, enchentes, inundações.

Regime Jurídico

O regime jurídico dos militares estaduais é definido na Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988; na Constituição Estadual de Minas Gerais, de 1989, e em especial nas normas contidas na Lei Nº 5.301, de 16/10/1969 (Estatuto dos Militares Estaduais de Minas Gerais) e legislação complementar.




INSCRIÇÕES DO CONCURSO CBMMG 2018

As inscrições para o Concurso CBMMG 2018 poderão ser feitas exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico <www.gestaodeconcurso.com.br>, a partir das 9h do horário de Brasília, do dia 09/04/2018 a 09/05/2018 até as 23h59.

O valor da inscrição para o concurso é R$ 177,49 (cento e setenta sete reais e quarenta e nove centavos).

PROVAS DO CONCURSO CBMMG 2018

A Prova Objetiva será composta de 50 questões de múltipla escolha, referente ao Ensino Médio, valendo 2,0 (dois) pontos cada questão, com quatro alternativas de respostas para cada questão, sendo apenas uma alternativa correta.

Será eliminado do concurso o candidato que, na prova objetiva:

  • a) não obtiver o mínimo de 60% (sessenta por cento) do total de pontos distribuídos no conjunto de conteúdos da Prova Objetiva;
  • b) tirar nota zero em algum dos conteúdos da Prova Objetiva.

As provas serão aplicadas na data de 18/06/2018.

Os portões serão fechados impreterivelmente às 13h (horário oficial de Brasília/DF).

A Prova de Redação versará sobre tema contemporâneo de conhecimento geral, no valor de 10 (dez) pontos.

Somente serão corrigidas 120 (cento e vinte) redações, daqueles candidatos melhores classificados que obtiverem, no mínimo, 60% (sessenta por cento) dos pontos atribuídos à Prova Objetiva.




CRONOGRAMA DO CONCURSO CBMMG 2018

DATAATIVIDADE
09 de abril de 2018 a 09 de
maio de 2018
Período de inscrição
09 a 11 de abril de 2018Período para requerimento de isenção do valor de
Inscrição
18 de maio de 2018Publicação das inscrições deferidas
10 de junho de 2018Aplicação das provas da 1ª Fase
29 de janeiro de 2019Prazo para entrega da documentação para matrícula
01 de fevereiro de 2019Inclusão/matrícula

 

Gostou dessa oportunidade?

Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

→ Cursos Online para Concurso Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBMMG)

 

 

Concurso CBM-MG | Análise do edital e dicas de estudo – Como Passar?

VALIDADE DO CONCURSO CBMMG 2018

O Concurso CBMMG 2018 terá validade de 30 (tinta) dias, prorrogáveis por igual período, contados a partir da data da publicação do resultado final e convocação para matrícula.

Comentários