Concurso CLDF 2017: TCDF adia decisão sobre concurso da CLDF, que deve ficar para 2018

TCDF adia decisão sobre Concurso CLDF, que deve ficar para 2018. Conselheiro Márcio Michel pediu vista do processo na tarde da última quinta-feira (9/11)

O futuro dos candidatos que aguardam o concurso CLDF segue indefinido. Na tarde desta quinta-feira (9/11), o Tribunal de Contas do DF (TCDF) adiou, mais uma vez, a análise do caso.

Havia cinco conselheiros na Corte: Anilcéia Machado, Paiva Martins, Manoel Andrade , Inácio Magalhães e Márcio Michel, que pediu vista do processo. Agora, não há data para que o assunto volte à deliberação do plenário.

Conforme o Metrópoles antecipou, a Comissão de Concursos da Câmara Legislativa já admite a possibilidade de as provas para o certame da Casa serem adiadas.

No edital lançado em 21 de agosto, foram definidas duas datas: 10 e 17 de dezembro. Nesses dias, seriam realizadas as provas destinadas ao preenchimento das 86 vagas anunciadas. Mas nem a Comissão de Concursos sabe quando os exames devem ocorrer, uma vez que a banca organizadora precisa de tempo para preparar um evento desse porte. Assim, é improvável que o exame seja aplicado ainda em 2017.

A provável mudança nas datas afeta a vida de milhares de concurseiros. É o caso de Wagner Augustus Silva, que mora no Rio de Janeiro e já tinha comprado passagens para Brasília. “Eu me programei para estar no DF em 10 de dezembro. Se não houver o concurso, vou aproveitar o fim de semana e visitar família e amigos”, diz o servidor público, que nasceu em Brasília e vive na capital fluminense há 11 anos.

Depois do adiamento da decisão durante a sessão do TCDF desta quinta-feira, a Comissão de Concursos da Câmara Legislativa vai aguardar o retorno do presidente da Câmara, Joe Valle (PDT) para definir como proceder. O chefe do Legislativo está na Espanha e tem retorno previsto entre os dias 12 e 13 deste mês.

A confusão do Concurso CLDF

O plenário do TCDF analisará se houve irregularidades na escolha da Fundação Carlos Chagas (FCC) para a aplicação das provas. O certame — um dos mais aguardados por estudantes da cidade e de outras localidades — prevê a admissão de 86 profissionais. Os salários chegam a R$ 15 mil.

No entendimento do Tribunal, os critérios usados para a seleção contrariaram os princípios da isonomia, publicidade e da eficiência, além de afrontarem diversos dispositivos legais, como a ausência de orçamento detalhado anteriormente ao procedimento de dispensa de licitação.

O parecer do primeiro relator do processo, conselheiro Renato Rainha, chegou a isentar a Câmara Legislativa de irregularidades. Porém, ele foi rejeitado pela maioria dos integrantes da Corte e passou para as mãos do conselheiro Inácio Magalhães.

O imbróglio foi parar no Tribunal de Contas do DF em junho deste ano, por força de medida cautelar com pedido de paralisação do concurso apresentado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (Funrio).

A entidade apresentou interesse em se candidatar para organizar o certame, mas alega que sequer teve a proposta analisada pela Mesa Diretora da Casa.

TJDFT

A denúncia também foi levada à Justiça por outra empresa que queria organizar o concurso, o Instituto Quadrix. No entanto, a entidade teve pedido negado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

A Câmara Legislativa rebateu as acusações. Segundo a comissão formada para a elaboração do concurso, a legislação não prevê análise de proposta para a modalidade convite. A Casa lembrou, ainda, que, recentemente, o próprio TCDF realizou um concurso nos mesmos moldes, com dispensa de concorrência pública.

Fonte: www.metropoles.com

COMO SE PREPARAR PARA O CONCURSO CLDF 2017

Adquira agora mesmo o conjunto de questões do Regimento Interno da CLDF para o concurso CLDF 2017.

O simulado do Regimento Interno da Câmara Legislativa do DF tem o objetivo de contribuir com aqueles que desejam aprimorar ou fixar o conhecimento sobre o Processo Legislativo.

Auxiliando os que visam conhecer o funcionamento de uma Casa Legislativa com o intuito de conquistar uma vaga na CLDF.