Concurso Bombeiros DF CBMDF 2016: Idecan faz primeira retificação dos editais, são 779 vagas

Publicado nesta segunda-feira, 18 de julho de 2016, a primeira retificação dos editais de abertura do concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (Concurso Bombeiros DF CBMDF 2016), a corporação oferece 779 vagas ao todo, sendo 115 vagas para Combatentes (CFOBM), 44 vagas para Oficiais de Saúde e Complementar (QOBM/S), 448 vagas para Soldado (CFPBM) – Operacional, 112 vagas para Soldado (CFPBM) – Condutor e Operador de Viaturas, 5 vagas para Soldado (CFPBM) – Manutenção Aeronáutica e 55 vagas para Soldado (CFPBM) – Manutenção Veículos/Equipamentos, todos os cargos exigem nível superior e idade limite de 28 anos, exceto para os Oficiais de Saúde, onde a idade é de 35 anos,  até a data da inscrição.

Abaixo listamos as principais informações:

IDADE

Será considerada a idade do candidato no momento de realização de sua inscrição, ou seja, no momento do envio do requerimento de inscrição através do sistema de inscrições online.

Quando da matrícula no Curso de Formação, uma vez verificado o não atendimento aos limites legais de idade ao tempo do envio do requerimento de inscrição, será o candidato excluído do certame, sem direito a restituição do valor pago a título de taxa de inscrição, não cabendo reclamações posteriores neste sentido.

DOCUMENTAÇÃO RELATIVA À ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

Nos editais de abertura a documentação para requerer a isenção da taxa de inscrição poderia ser entregue somente pessoalmente na Central de Atendimento ao Candidato da organizadora, Idecan.

A documentação agora poderá ser enviada via SEDEX ou Carta Registrada com Aviso de Recebimento – AR, para o endereço citado nos editais de cada concurso, juntamente com o Requerimento de Isenção, em envelope pardo lacrado.

PARA OS CANDIDATOS QUE IRÃO CONCORRER ÀS 55 VAGAS PARA Soldado (CFPBM) – Manutenção Veículos/Equipamentos

A segunda fase da Prova de Conhecimentos Práticos constará de uma avaliação onde o candidato deverá ser capaz de identificar ferramentas, equipamentos e peças empregadas na manutenção de veículos automotores, realizar a descrição do manuseio dos motores e peças referentes à Manutenção de Veículos automotores, podendo abordar as tecnologias referentes à Mecânica Diesel, Mecânica Gasolina e Elétrica de Automóveis, sendo avaliados o manuseio correto dos instrumentos de trabalho (5 pontos), a forma adequada para a realização das atividades (10 pontos), a descrição adequada dos motores apresentados (10 pontos), a agilidade no desempenho das tarefas (5 pontos), e por fim, o resultado satisfatório da atividade solicitada (10 pontos). As provas poderão abordar, para todos os candidatos, os campos das tecnologias existentes em veículos de Mecânica Diesel, de Mecânica Gasolina e Elétrica de Automóveis.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: nas Disciplinas NOÇÕES DE INFORMÁTICA passam a vigorar as seguintes redações, EXCETO para Oficiais de Saúde e Complementar (QOBM/S):

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e LibreOffice). 3 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet; programas de navegação (Microsoft Internet Explorer e Mozilla Firefox) e correio eletrônico (Outlook Express e Mozilla Thunderbird); grupos de discussão; sítios de busca e pesquisa na Internet. 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 5.4 Procedimentos de backup.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: nas Disciplinas NOÇÕES DE INFORMÁTICA passam a vigorar as seguintes redações, SOMENTE para Oficiais de Saúde e Complementar (QOBM/S):

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e LibreOffice). Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet; programas de navegação (Microsoft Internet Explorer e Mozilla Firefox) e correio eletrônico (Outlook Express e Mozilla Thunderbird); grupos de discussão; sítios de busca e pesquisa na Internet. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Segurança da informação. Procedimentos de segurança. Noções de vírus, worms e pragas virtuais. Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). Procedimentos de backup.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: nas Disciplinas NOÇÕES DE AGENDA AMBIENTAL passam a vigorar as seguintes redações, para TODOS OS CARGOS:

NOÇÕES DE AGENDA AMBIENTAL: Política Nacional de Mudanças no Clima (Lei 12.187/2009); Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010); Lei Distrital 4.770/2012; e Desenvolvimento Sustentável e Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P).

concurso cbmdf 2016 2 300x160 - Concurso Bombeiros DF CBMDF 2016: Idecan faz primeira retificação dos editais, são 779 vagasPara mais informação acesse: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL (CBMDF)