Cursos de Educação Profissional: Escolas Técnicas do DF abrem mais de 2 mil vagas

Neste semestre, o Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Brasília (ETB), o Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Ceilândia (ETC), o Centro Educacional 02 do Cruzeiro e o Centro Educacional Irmã Maria Regina, de Brazlândia, vão ofertar 2.308 vagas para estudantes do Ensino Médio, para a Educação de Jovens e Adultos e para quem já tiver concluído os estudos também. São cursos em diversas áreas, presenciais, nos três turnos, e a distância. O edital da ETB foi publicado nesta terça-feira (10/05/2016), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Já os demais, com os critérios e quantitativos de vagas, estarão acessíveis em breve.

ETB

As inscrições para o processo classificatório da Escola Técnica de Brasília serão realizadas no período de 16 de maio a 20 de maio, na própria instituição. São 1280 vagas, no total, para os cursos de eletrônica, eletrotécnica, informática e telecomunicações, presenciais, e informática e telecomunicações, a distância, no Programa e-Tec, sob a responsabilidade do CEP-ETB.

Estudantes que concluíram o ensino médio ou o 3º segmento da Educação de Jovens e Adultos, ou estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano, também no ensino médio ou equivalentes, podem participar, mas com a possibilidade de inscrição em apenas uma das modalidades de oferta do curso pretendido, o presencial ou a distância.

ETC

Em Ceilândia, a previsão para início das inscrições é até o dia 30 de maio. As vagas serão distribuídas para os cursos técnicos presenciais em logística, informática, administração, e técnico a distância em administração e informática, na modalidade EJA. Ao todo, são 920 vagas para os turnos matutino, vespertino e noturno, conforme edital. De acordo com o CEP-ETC, 40% das vagas dos turnos matutino e vespertino serão ofertadas para estudantes da rede pública de ensino.

Para o curso de logística é necessário ter concluído o ensino médio e as 60 vagas serão para o turno noturno. Informática e administração têm como pré-requisitos a conclusão ou estar cursando o mesmo nível. Já para os cursos a distância, é necessária a idade mínima de 18 anos, a conclusão do ensino fundamental ou equivalente e não ter concluído o ensino médio. O edital e os planos dos cursos podem ser acessados no site.

CED 02 e CED Irmã Maria Regina

O CED 02 do Cruzeiro e o CED Irmã Maria Regina também abrem inscrições ainda neste semestre para 70 e 38 vagas, respectivamente. O curso é o mesmo nas duas escolas, de técnico em serviços públicos, no período noturno, integrado à Educação de Jovens e Adultos, para maiores de 18 anos de idade. Ou seja, os estudantes devem estar matriculados no 1º segmento da EJA.

O período para se inscrever vai de 30 de maio a 13 de junho, no CED 02, e de 27 de junho a 6 de julho, no CED Irmã Maria Regina. Um sorteio por sistema eletrônico fará a escolha dos candidatos, que, antes disso, devem participar de palestras obrigatórias sobre o curso, nas próprias instituições, a serem realizadas nos dias 14 de junho, na unidade do Cruzeiro, e no dia 6 de julho, na de Brazlândia.

Nova unidade

Até o final deste ano, a Escola Técnica do Guará poderá ser entregue. A unidade, que começou a ser construída em setembro de 2015, com investimento de R$ 11,7 milhões, atenderá cerca de 2 mil estudantes do ensino médio da rede pública, com professores da Secretaria de Educação. Os cursos terão dois eixos temáticos: gestão de negócios e informação e comunicação. As aulas têm previsão de início em 2017. O secretário de Educação, Júlio Gregório, e o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, visitaram o local no último dia 5 de maio. Com 55% das obras encaminhadas, o espaço tem 5,8 mil metros quadrados de área construída, com quadra poliesportiva, cozinha, bloco pedagógico com 12 salas, além das salas administrativas, banheiros, laboratórios, sala dos professores, biblioteca, auditório, palco ao ar livre e estacionamento para 104 vagas.

escola tecnica sedf 2016 300x159 - Cursos de Educação Profissional: Escolas Técnicas do DF abrem mais de 2 mil vagasAdaptado com modificações. Fonte: www.se.df.gov.br