Conselho Tutelar 2016/2019: GDF Resultado preliminar da eleição

A Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal (SECRIANÇA-DF) divulgou hoje, 5 de outubro de 2015, o resultado preliminar da votação para conselheiros tutelares do DF. A votação foi realizada nesse domingo, 4 de outubro de 2015.

O resultado oficial definitivo deve ser publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta terça-feira, 6 de outubro de 2015.

Na votação ocorreram algumas falhas nas urnas, o que resultou em atrasos e filas causando muitas reclamações por parte dos eleitores.

Os votos começaram a ser contabilizados à meia-noite de domingo. Segundo a Secretaria da Criança, foi necessário atualizar as urnas para mudar o status de 300 candidatos, que tinham entrado com liminares para participar das eleições, mas constavam como indeferidos. Como os equipamentos tinham sido lacrados havia uma semana, não foi possível fazer a alteração antes, mas o problema não afetou a votação.

De acordo com o órgão, 125 mil pessoas compareceram às urnas ontem. “Na eleição anterior, foram 68 mil eleitores, o que já é um número alto. A população está compreendendo a importância dos conselhos tutelares e os resultados foram ótimos”, afirma a secretária da pasta, Jane Klébia Reis.

Além dos 200 titulares que atuarão em 40 conselhos, foram escolhidos 400 suplentes, que assumirão em casos de vacância. O mandato é de quatro anos, com possibilidade de uma reeleição. A função deles é zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, solicitar providências legais e imediatas para protegê-los, como pleitear vagas em escolas públicas, além de fazer a ponte entre órgãos do governo quando necessário.

Fonte: http://www.df.gov.br/

Para mais informações: http://www.crianca.df.gov.br.