Teste de Aptidão Física – Metrô-DF

Umas das etapas do concurso público para empregos de nível superior e médio do Quadro de Pessoal da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (METRÔ-DF), organizado pelo IADES, é o Teste de Aptidão Física, que pode frustrar sonhos de alguns candidatos, por isso é necessário estar bem preparado fisicamente para enfrentar a maratona de testes.

O Teste de Aptidão Física (TAF) será aplicado exclusivamente para os empregos de Operador de Transporte Metroferroviário (OTM) e Profissional de Segurança Metroferroviário (PSO).

O TAF consistirá em: teste de flexão abdominal, teste em barra fixa, teste de salto vertical e teste de corrida de 12 (doze) minutos.

Veja aqui a convocação para cada emprego:

O objetivo é esclarecer dúvidas sobre como deverá ser executado cada teste, para que o candidato possa se preparar da maneira mais adequada possível. Deste modo, abaixo segue as instruções dos testes que serão aplicados:

TESTE DE FLEXÃO ABDOMINAL (AMBOS OS SEXOS)

INSTRUÇÕES

Posição inicial: o candidato posiciona-se à frente do examinador. Ao comando de “em posição”, o executante tomará a posição deitado em decúbito dorsal, pés apoiados no solo com os joelhos flexionados e os calcanhares a não mais de 30 (trinta) centímetros das nádegas. O executante coloca as mãos na nuca com os dedos entrecruzados e encosta a cabeça no solo. Os pés do executante são seguros por uma outra pessoa, para evitar que se levante do solo.

Execução: ao comando de “iniciar”, o executante flexionará o tronco com afastamento de 45° (quarenta e cinco graus) em relação ao solo, retornando à posição inicial. Os comandos para iniciar e terminar a prova serão dados por um silvo breve de apito.

A contagem das execuções corretas levará em consideração as seguintes observações:

  • a) ao final de cada repetição, a cabeça e o dorso das mãos devem encostar-se ao solo;
  • b) o auxiliar de banca irá contar em voz alta o número de repetições realizadas. Quando o exercício não atender ao previsto neste edital, o auxiliar de banca repetirá o número do último realizado de maneira correta;
  • c) cada execução começa e termina sempre na posição inicial – somente aí será contada como sendo uma execução completa;
  • d) somente será contado o exercício realizado completamente; e
  • e) a execução do teste deverá ser ininterrupta, não sendo permitido repouso ou pausa entre as repetições. A pausa ou repouso entre as repetições serão considerados como término do exercício, sendo computadas apenas as repetições realizadas até aquele momento.

Para os homens, a performance mínima a ser atingida é de 35 repetições.
Para as mulheres, a performance mínima a ser atingida é de 28 repetições.

Será concedida uma segunda tentativa ao candidato que não obtiver o desempenho mínimo na primeira, após um tempo não menor do que 5 minutos da realização da tentativa inicial.

VÍDEO

TESTE EM BARRA FIXA

INSTRUÇÕES

A execução do teste em barra fixa, para os homens, consistirá de:

  • a) posição inicial: o candidato deverá dependurar-se na barra, com pegada livre (pronação ou supinação), mantendo os braços estendidos e, quando autorizado, deverá iniciar a execução;
  • b) execução: inicia-se o movimento com a flexão do braço até que o queixo ultrapasse a parte superior da barra, estendendo novamente o braço e voltando à posição inicial.

Será considerada uma flexão completa o movimento realizado com a total extensão dos braços. A não-extensão total dos braços, bem como o início de nova execução será considerado como movimento incorreto e não será computado na performance do candidato.

Durante a realização do teste em barra fixa, não será permitido ao candidato tocar com o(s) pé(s) o solo após o início das execuções. É permitida a flexão de(as) perna(s) para evitar o toque ao solo.

A performance mínima a ser atingida, com tempo para o exercício definido em 1 minuto é de 3 flexões.

A execução do teste em barra fixa, para as mulheres, consistirá de:

  • a) posição inicial: a candidata deverá dependurar-se na barra com pegada livre (pronação ou supinação). A candidata poderá receber ajuda para o posicionamento inicial;
  • b) execução: após o comando de inicio de cronometragem do tempo, a candidata deverá permanecer na posição definida para o inicio do exercício, com os braços flexionados e o posicionamento do queixo acima da parte superior da barra (sem apoiar o queixo na barra).

Para a realização do teste em barra fixa, a candidata não poderá utilizar luva ou qualquer outro artifício para proteção das mãos.

A performance mínima a ser atingida para as mulheres é de tempo de suspensão igual a 10 (dez) segundos, devendo a candidata permanecer na posição até expirar o tempo exigido.

Será concedida uma segunda tentativa ao candidato que não obtiver o desempenho mínimo na primeira tentativa, após um tempo igual ou superior a 5 minutos da realização da tentativa inicial.

VÍDEO

Para homens:

Para mulheres:

TESTE DE SALTO VERTICAL

INSTRUÇÕES

Os procedimentos para a execução do teste de salto vertical obedecerão aos aspectos a seguir:

  • a) o candidato deverá assumir a posição de pé, de lado para a superfície graduada e com o braço estendido acima da cabeça o mais alto possível, mantendo as plantas dos pés em contato com solo, sem flexioná-los;
  • b) o candidato deverá fazer uma marca com os dedos na posição mais alta que puder atingir;
  • c) o teste consiste em saltar o mais alto possível, sendo facultado à pessoa avaliada o flexionamento das pernas e o balanço dos braços para execução do salto;
  • d) não é permitido um salto ou deslocamento dos pés antes de realização do salto.

O salto é dado em centímetro, subtraindo-se a marca mais alta do salto da mais baixa, feita pelo candidato sem o salto.

Para os homens, a performance mínima a ser atingida é de 45cm de altura.
Para as mulheres, a performance mínima a ser atingida é de 32cm de altura.

Será concedida uma segunda tentativa ao candidato que não obtiver o desempenho mínimo na primeira tentativa, após um tempo igual ou superior a 5 (cinco) minutos da realização da tentativa inicial.

VÍDEO

TESTE DE CORRIDA DE 12 MINUTOS

O teste de corrida terá a duração de 12 minutos.

O candidato não poderá se ausentar, ou sair da área delimitada, da pista de corrida durante o tempo de execução do seu teste. O candidato não poderá receber qualquer tipo de ajuda física. Não será permitido ao candidato uma segunda tentativa.

Para os homens, a performance mínima a ser atingida é de 2.200m percorridos em 12 minutos.

Para as mulheres, a performance mínima a ser atingida é de 1.800m percorridos em 12 minutos.